segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

FUNDAÇÃO ENO MEIRELES

Danto continuidade ao seu trabalho na Fundação que tem o nome do nosso Grande Irmão "Eno Meireles", a nossa cunhada Celeste realizou um grande Natal com as crianças da Localidade de Seribinha. Este foi o primeiro Natal realizado pela Fundação.  Parabenizamos a cunhada  pela iniciativa e colocamos a nossa Loja à disposição para outros eventos.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

HOMENAGENS FINAL DE ANO

Foto: Claudinei Poleselo
Ir.'. Juscelino Lira: Secretário Nota 10
Ir.'. Ricardo Pina: Anjo da Guarda - Serviços de Filantropia da Loja 
Ir.'. Raimundo Meira: Maçom Nota 100 - 100% de presença em nossa Sessões.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Doações de Natal

Dando continuidade ao trabalho de filantropia na Loja Castro Alves, os irmãos Ricardo Pina, Claudinei Poleselo e Eraldo Dantas realizaram, dia 18.12 (sabado), as últimas doações do ano. Foram doados mais de 252 kilos de frango, caixas de biscoitos, leite e panetones ao Lar Maria Luiza, no Largo dos Mares, e no Asilio São Judas Tadeu no Bairro do Barbalho. "Realizamos muitas doações em 2010 e pretendemos continuar com o mesmo espírito em 2011, realizando doações "eficientes" ou seja doar o que a  instituição está mais necessitando, pois  cestas básicas elas recebem sempre, no entanto os produtos contidos nelas não são suficientes para  atender a todas as necessidades." Ricardo Pina.















































sábado, 18 de dezembro de 2010

Feliz Natal

A diretoria da Loja Castro Alves, deseja a todos os irmaõs, cunhadas, sobrinhos (as) e familiares um Feliz Natal e um Ano Novo de realizações e alegrias.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Conheça o Palácio Maçônico Jair Assis Ribeiro

Com a transferência do GOB do Rio de Janeiro para Brasília em Junho de 1978, a Administração da Ordem foi alojada no prédio existente no terreno, denominado GOBINHO.
.
Desde então, sentiu-se a necessidade de se construir uma Sede à altura da importância da Ordem. O Início das Obras do Palácio Maçônico Jair Assis Ribeiro foi em 01/01/1985; o término das obras foi em 30/11/1992 e a Inauguração festiva aconteceu em 04/12/1992.
.
Foram as seguintes personalidades responsáveis pela realização deste sonho:
- Grão Mestre: Sob:. Ir:. Jair Assis Ribeiro
- Diretor Técnico: Eng Eduardo de Assis Ribeiro
- Responsável Técnico: Eng. Ir:. Francisco de Assis Teixeira
- Proj Estrutural: Eng. Ir:. José Pereira de Sena Junior
- Proj Arquitetônico: Arq. Carlos Alberto R. Borges
- Pres. Da Comissão de Obras: Ir:. Hercílio dos Santos
- Construtora: Arco Verde Construção e Comércio Ltda
.
Características do Edifício:
- Forma: Triangular eqüilátera com base sobre 3 torres.
- Vão Livre: 36 m (maior vão livre em construção de Estrutura Metálica de Brasília)
- Treliças: 36 m e 7 ton
- Aciaria: Doada pela USIMINAS com 343 ton
- Templo Nobre: 7 m abaixo do nível da Av W5 com capacidade para 630 lugares
- Espelho D’água: 2.700 m2
-  Área construída: 7.800 m2
.
Pela Lei nº 106, de 30/09/2009, o o Edifício Sede do Poder Central passa a denominar-se “Palácio Maçônico Jair Assis Ribeiro”
.
Clique na imagem para assistir o vídeo Institucional do Grande Oriente do Brasil:
.

domingo, 12 de dezembro de 2010

O Perigo da Palavra

Está reconhecido no mundo inteiro que o Maçom é um homem de responsabilidade, assumindo o compromisso por todas as ações que pratica especialmente aquelas que podem afetar a vida de pessoas outras. Tem sido assim em todos os tempos em que a Ordem, constituída de verdadeiros iniciados, trabalha pelo aperfeiçoamento moral e social da humanidade.
.
Vejam-se os exemplos dos maçons brasileiros na liderança na implantação da Independência, da Abolição e da Republica e na manutenção e garantia de mudanças tão radicais, colocados sempre entre os primeiros dos governos que daí resultou. Também os maçons fundadores dos Estados Unidos conservaram-se anos a fio na direção da nova Republica embora enfrentando os perigos e sacrifícios relatados pela história.
.
Na parte Da Maçonaria e seus Princípios, a Constituição do Grande Oriente do Brasil, defende “a plena liberdade de expressão do pensamento,como direito fundamental do ser humano, observada a correlata responsabilidade.” Nenhum ser humano pode se considerar, portanto, isento de responsabilidade pelas palavras que possa dizer em momentos de imprudência verbal.
.

sábado, 4 de dezembro de 2010

FUNDAÇÃO ENO MEIRELES

É uma entidade sem fins lucrativos para capacitar crianças de 06 a 15 anos com objetivo de mostrar novos horizontes de perspectivas e esperança de um mundo melhor. Foi fundada em 12 de maio 2010, em terreno próprio, na ilha da Siribinha. Com o sonho do seu esposo Eno Meireles (falecido em 30/03/2010) a pedagoga e especializada em Consciência e Educação Celeste Maria Pereira Vilas Boas , deu seguimento ao seu ideal  de capacitar  e dar vida nova para estas crianças da ilha da Siribinha.  Em 15 de dezembro será realizada a inauguração da sede, quando serão oferecidos panetones e brinquedos.   A sua contribuição será entregue através dos telefones:  (71) 32482253 /99411894 com Celeste ou Roque.

I ENCONTRO DE PALESTRANTES: REVOLUÇÃO HUMANA

domingo, 28 de novembro de 2010

Churrasco na Fazenda

Pedro Cardoso e Inês (casal anfitrião), Cardoso e Carminha
Foi um domingo especial para a família maçônica da Loja Castro Alves. Fizemos um passeio à fazenda do Ir.: Pedro Cardoso. Desfrutamos de uma acolhedora recepção, uma paisagem belíssima e um churrasco muito bem servido. O momento foi de integração e harmonia entre todas as nossas famílias acolhidas com satisfação e carinho pelo casal anfitrião.


Os irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados estavam em perfeita sintonia e descontração.

Recepção amorosa e acolhedora.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Convivências

Ficha de iscrição do Irmão Franco
O papo é sério, não há como negar, vivemos em grupo. Todos fazemos parte de alguns deles. Vamos, assim, recebendo influências de alguns de nossos pares, e influenciando também. Tenho um amigo chamado Franco, tem 85 anos, saúde em dia, campeão de natação e um papo muitíssimo agradável. Ele atua como exemplo pra nossa família. Sempre que precisamos lembrar alguém a quem seguir os passos, logo sabemos: Franco em primeiro lugar. Porque é quem nos aponta que cumprir aquelas sugestões de vida saudável vale a pena de verdade.
Pena que muitas vezes admitimos o que não é tão positivo assim. Eugenio Mussak diz: “O problema é que ninguém, ninguém mesmo, tem a personalidade tão estruturada a ponto de só aceitar influências positivas, sendo refratário àquilo que não convém, que faz sofrer, que prejudica.” Aí é onde metemos os pés pelas mãos e quando se vê: problemas. E Mussak continua na linha `pra frente é que se anda` ou `vivendo e aprendendo´: “Leva tempo, depende de certa dose de sabedoria para viver livre da tirania do outro. Saber o que é bom para si mesmo e ser fiel a seus valores e desejos requer uma dose de maturidade que demanda tempo, estudo, exemplo, lucidez, amorosidade.”
O certo é que a interação com o outro é a principal fonte de percepção de nós mesmos e de tudo o que nos cerca. É algo tão rico que nos faz conhecer o respeito e a possibilidade de semear a verdade, através do diálogo, algo bem além do que há nas aparências. E aí o que mais me completa para entender essa árvore de relacionamentos é quando leio o que diz Antoine de Saint-Exupéry: “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.” 
 
Christiane Suedde

A Gratidão Maçônica

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral
Em sua estrutura orgânica, o Grande Oriente do Brasil é constituído como “Federação indissolúvel dos Grandes Orientes dos Estados e do Distrito Federal, das Lojas Maçônicas Simbólicas e dos Triângulos”, nos termos da Constituição Federal, a Lei básica que rege a vida do GOB e à qual todos os seus iniciados devem submeter-se.
.
Cada Maçom iniciado no GOB, através de suas Lojas federadas e de solenes juramentos sucessivos, é uma gota neste oceano de harmonia e virtude, sem lugar para as vaidades, a competitividade, a falsidade, a impostura.
.
Dentre os 11 Incisos e quatro parágrafos do artigo que lista os deveres dos Maçons, destaca-se o Inciso I: “observar a Constituição e as leis do Grande Oriente do Brasil.” Os institutos legais que conformam a entidade jurídica do GOB estão, assim, entregues ao amparo dos superiores sentimentos de moral e de ética de cada Irmão.
.
Dessa forma, a salvaguarda da dignidade e da autoridade de Irmãos responsáveis, nos vários cargos que ocupam, sem qualquer compensação pecuniária, pelo perfeito funcionamento da Organização, essa salvaguarda está a cargo de obreiros sempre dispostos a manifestar a coesão fraternal que sustenta a nossa Ordem.
.

domingo, 21 de novembro de 2010

INICIAÇÃO

      
Foto de Claudinei Poleselo
Em 20.11.2010 a Loja Castro iniciou o irmão Antony Patrick Fremam.  É sempre um momento de muita felicidade para todos quando iniciamos mais um irmão. Desta vez a Loja iniciou um Inglês. A loja que era Justa e Perfeita, agora é: Justa, Perfeita e Completa, pois tudo começou na Inglaterra. Parabéns a todos!

Foto de Claudinei Poleselo

sábado, 20 de novembro de 2010

Haiti: militares deixam as ruas

Ramon Espinosa/Associated Press
A ONU tem fortes indícios de que Guy Philippe, ex-chefe da milícia que em 2004 tomou o norte do Haiti e pressionou na queda do presidente Jean Bertrand Aristide, está envolvido na onda de protestos desta semana.
Sem um mandado da Justiça, no entanto, os militares têm que se limitar a monitorar os seus movimentos.
Apesar da intensidade dos protestos, a Folha apurou que a ONU não acredita que o ex-rebelde tenha força política e armamentos para provocar nova rebelião no país -os violentos atos dos últimos dias ocorrem na mesma região de seis anos atrás.
Philippe liderou em 2004 o movimento político Grupo 184. Aliado a ex-militares, iniciou uma rebelião, tomou o norte do país e marchou para a capital -mas Aristide já havia deixado o poder.
Após perder as eleições em 2006, Philippe continuou na politica. Mas, segundo um oficial da UNpol, a Polícia da ONU, que pediu para não ser identificado, ele está sendo investigado por formar uma nova milícia e dominar o tráfico de drogas em Hinche (130 km de Porto Príncipe).

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

AS ROSAS




A rosa é parte distinta em vários Rituais maçônicos. A Maçonaria tem singular fascínio pelas flores, particularmente pelas rosas. A rosa é tão meiga, é tão linda, é de odor tão suave que os poetas tem dedicado trovas, sonetos, odes à sua delicadeza e a seu esplendor.

Almeida Garrett exclamava. - "Rosa, rosa de amor purpúrea e bela. Quem entre os goivos te esfolhou da campa"!

O suave Casimiro de Abreu a cantou delicadamente:

 
"Como ostentas sedução!
Ó como és linda e formosa,
Como és bela e caprichosa,
Minha florinha mimosa
Em tão virginal botão!

O teu perfume tão brando
Os ares embalsamando,
Como falas ao coração!
O como falas de amor,
Mimosa, purpúrea flor!"


As citações seriam infinitas se este fosse o lugar adequado.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Depois do Segundo Turno

Marcos José da Silva
Enfim, dentro de dois dias teremos vencido a segunda etapa da findante campanha eleitoral; veremos as tensões se diluírem e entraremos na expectativa das ações dos eleitos governo. Dentro de dois dias, os brasileiros terão demonstrado mais uma vez a sua vocação democrática, que a brutalidade e a irresponsabilidade dos diversos regimes de exceção até hoje não conseguiram sufocar.
.
Neste quarto de século que nos separa da última ditadura, vimos mostrando ao mundo como se conduz, pacificamente, um povo da opressão à liberdade, do atraso econômico  à prosperidade, da sujeição aos interesses externos à afirmação valorosa da nacionalidade, em nosso caso, agora, respeitada e admirada no concerto das nações. Fechamos o quartel com a chave de ouro do progresso social, livrando da miséria grandes massas populares que faziam falta ao mercado interno.
.
A Maçonaria tem sofrido grandes prejuízos com a ocorrência de guerras e revoluções, e a Constituição do Grande Oriente do Brasil é terminante no combate ao recurso à força e à violência para a consecução de quaisquer objetivos. Os Maçons têm, sim, como dever essencial a obediência à lei. Passado a calor da refrega eleitoral, cabe a nós trabalharmos com maior empenho na liberalização dos laços fraternais de que nos unem, a todos os seres humanos da nossa terra e de além fronteiras.
.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

AJUDE A REALIZAR SONHOS


Clique em cima para visualizar
Queridos IIr.’.
D. Cristina Caldas, mãe do nosso Ir.’. Alexandre Caldas, presidente do Lar Vida, instituição sem fins lucrativos que cuida de crianças e adolescentes portadoras de necessidades especiais, está precisando adquirir uma cadeira de rodas para duas crianças poderem participar de treinos para as para-olimpíadas (R$ 2.800,00).

Esta entidade a Loja Castro Alves conhece e aprova. 
Vamos colaborar. Banco e conta corrente no Banner.


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CONSCIÊNCIA

Na próxima sexta-feira (22) e sábado (23) acontece em Salvador o I Simpósio Internacional sobre Consciência: “A Consciência não dista”. O evento será promovido pela Fundação Ocidente 7º CDE - Organização Científica de Estudos Materiais, Naturais e Espirituais. O encontro visa favorecer o despertamento, construção e expansão da consciência do ser humano. Entre os palestrantes, está Maribel Barreto, pós-doutora em educação, transdisciplinaridade e consciência (UCB), pós-doutora em educação e criatividade e autora dos livros “O papel da consciência em face dos desafios atuais da educação”, “Teoria e prática de uma educação integral” e “Ensaios sobre Criatividade". Mais informações através do e-mal: contato@simposioconsciencia.com.br.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Segundo Turno

Em nosso País, estamos chegando ao fim de vitoriosa campanha eleitoral com desfecho marcado para os próximos dias. Com cerca de 130 milhões de eleitores, mas provida dos mais modernos instrumentos de apuração, a Justiça Eleitoral, outra instituição que nos coloca entre as democracias avançadas do mundo, tem demonstrado capacidade rara de realizar apuração de votos com rapidez e confiabilidade.
.
Abstraindo as alegrias e as tristezas decorrentes do resultado do pleito, como é de esperar em qualquer parte, assalta-nos, a quem de nós tenha qualquer responsabilidade social, a sensação de bem estar pelo dever cumprido, significativa realização política, a despeito de todos os esforços minoritários e subalternos para desqualificar a prática democrática brasileira.
.
Certamente não tem passado despercebidas aos olhos do eleitor certas tendências derrotistas, partidas, presumivelmente, de setores insatisfeitos com o estado de tranquilidade, confiança e feliz expectativa no futuro do País que domina, em geral, o humor da nossa gente. O avanço registrado com o advento da Lei da Ficha Limpa tem sido usado, negativamente, contra nossas instituições por insatisfeitos com os procedimentos judiciais.
.
A um bom observador talvez não escape que o instante depressivo em que mergulharam os países

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fotos distribuição de presentes - Dia das Crianças

IIr.'. Marco Aúrelio e Paulo Firpo

Os irmaõs entregaram aos Lideres Comunitários,  representantes da Comunidade do Final de Linha da Boca do Rio, Mazinho e Ito, os presentes das crianças, adquiridos pela Comissão de Filantropia da Loja.


A cunhada Celice e a nossa sobrinha Larissa também colaboraram com a distribuição.

domingo, 10 de outubro de 2010

12 de outubro - Dia das Crianças - Homenagem


O Ir.'. Ricardo Pina, membro da Comissão de Filantropia da Loja Castro Alves, é o nosso homenageado neste 12 de outubro, Dia das Crianças. Ricardo vem desenvolvendo importantes ações, realizando doações com muito esforço e dedicação. No último sábado (09/10) foram adquiridos, com recursos do fundo de filantropia, brinquedos para as crianças da comunidade da Boca do Rio.  Disse nosso Ir.'. Ricardo:

"Dentre estes brinquedos haviam bolas, bambolês, carros, bonecas, baldinhos de praia e outros mais, que certamente farão a alegria de muitas crianças. Todos os brinquedos foram entregues ao Ir.'. 2º Vigilante Marcus para que juntamente com a cunhada realize a entrega dos mesmos para a comunidade. Esta foi mais uma ação da Beneficência da Loja Castro Alves, que aos poucos vai realizando e consolidando esta atividade, esperando sempre que mais Irmãos prestem o valoroso auxílio, não só com a contribuição mas também com a participação nas entregas dos donativos."

Agradecemos o empenho e renovamos as esperanças de que possamos ampliar cada vez mais a nossa participação.


Roteiro Seguro

Grão-Mestre Geral
Justa homenagem estão a merecer os Eminentes Irmãos Grão-Mestres Estaduais do Grande Oriente do Brasil, que compareceram à reunião do último dia 6, realizada por iniciativa do Grão-Mestre Geral, em dependências do Palácio Maçônico Jair Assis Ribeiro, no Distrito Federal. Duas questões principais estavam no foco dos debates, ambas objeto de sérias preocupações nos meios maçônicos, seja entre os mestres da Ordem em geral, seja no ambiente de irmãos que carregam, por força de seus cargos, maior grau de responsabilidade. Eram elas: 1) acusações infundadas registradas na mídia profana contra a honorabilidade da Ordem e do Grão-Mestre Geral; 2) o episódio montado no Distrito Federal por irmãos imprudentes, visando a atingir a integridade da Instituição em sua amplitude nacional e histórica, e a de eminentes dignitários.
.
É claro que grandes crises ameaçam hoje a vida política, econômica e social do mundo inteiro e das nações que o compõem. Os choques fundamentalistas abalam as civilizações do globo e os corações e mentes das populações são pressionados a engrossarem as turbas que se defrontam na guerra ideológica. Mas, assim mesmo, tais vicissitudes não são justificativas para que o comportamento dos maçons se deturpe, a ponto de, a exemplo do mundo profano, vir a atacar a própria base do simbolismo iniciático, especialmente quando para isso lançam mão de infâmias de calúnias.
.
Em menos de vinte dias, duas importantes reuniões do GOB foram suficientes para o

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O Pedreiro

Um velho pedreiro que construía casas estava pronto para se aposentar.
Ele informou o chefe, do seu desejo de se aposentar e passar mais tempo com sua família.  Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.  A empresa não seria muito afetada pela saída do pedreiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao pedreiro para trabalhar em mais um projeto, como um favor.
O pedreiro não gostou mas acabou concordando. Foi fácil ver que ele não estava entusiasmado com a idéia.
 Assim ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados. Quando o pedreiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa construída. Depois de inspecioná-la, deu a chave da casa ao pedreiro e disse:  "Esta é a sua casa. Ela é o meu presente para você".
O pedreiro ficou muito surpreendido. Que pena! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito tudo diferente... .
O mesmo acontece conosco...
Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez e muitas vezes fazendo menos que o melhor possível na sua construção.  Depois, com surpresa, nos descobrimos que precisamos viver na casa que nós construímos. Se pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente. Mas não podemos voltar atrás.
Tu és o pedreiro.
Todo dia martelas pregos, ajustas tabuas e constróis paredes.

sábado, 25 de setembro de 2010

ELEVAÇÃO DO IR.'. CLAUDINEI POLESELO






A Loja Castro Alves em 23.09 esteve em festa com a elevação do Ir.'. Claudinei Poleselo.  "Obrigado a todos pela bela sessão, é realmente emociante" essas foram as palavras do irmão após a  sessão. Ele estava visivelmente emocionado com o ato.  Parabéns ao Ir.'., que continue sua busca  para o aperfeiçoamento da  alma e  da luz da sabedoria.

sábado, 18 de setembro de 2010

Soberana Assembléia Federal Legislativa realiza terceira reunião de 2010

Acontece neste momento, na sede do Poder Central do Grande Oriente do Brasil, em Brasília - DF, a Soberana Assembléia Federal Legislativa, no seu terceiro encontro de 2010.
.

.
A reunião conta com a presença do Grão-Mestre Geral do GOB, Soberano Irmão Marcos José da Silva, e todo seu Secretariado Geral.
.

.
As presenças e cadastros começaram a serem feitas às 07h30min, e foi registrada até o momento, de acordo com a Secretaria Geral de Informática, a presença de 535 Deputados Federais. Acontece também, a posse de 35 novos Deputados Federais.
.

.
(A:JA/R:JA)
Assessoria de Comunicação
Sec:. Geral de Comunicação e Informática


 

O Culto da Verdade

O compromisso com a verdade tem sido, por séculos afora, apanágio do iniciado maçom. Compromisso selado em juramentos solenes, e provado, dia a dia, no desempenho do trabalho em benefício da humanidade, sujeitando-se o Maçom a qualquer sacrifício para manter a fidelidade à Sublime Instituição e a noção de honra em todos os seus atos.
.
Trata-se de obrigação simples de cumprir pelos homens de boa formação moral, mas é comportamento que a Ordem exige de cada iniciado durante toda sua vida, embora a todos ofereça, através de suas Lojas, o apoio necessário para vencer as paixões e atravessar as vissitudes de cabeça erguida, exibindo caráter e dignidade exemplares.
.
Toda palavra de um Maçom deve estar revestida de veracidade, oportunidade e beleza, é claro, é rudimentar no aprendizado maçônico, firmemente estabelecido no princípio da fraternidade humana. Talvez não seja exagero dizer que, diante dos compromissos iniciáticos, cada palavra do Maçom há de ser também útil e agradável.
.
Especialmente em momentos de exacerbação política, como acontece hoje no Brasil, momento de

sábado, 11 de setembro de 2010

Rally do Acarajé

Um evento que reunirá verdadeiras relíquias automobilísticas pelas estradas baianas. Assim, será o I Rally do Acarajé Veteran Car – Bahia. O Rally de Regularidade é um estilo de competição que não exige um veículo especial e o objetivo é percorrer o roteiro da prova mantendo a “regularidade” (médias horárias) imposta pela organização.
A avaliação da performance dos competidores é medida através dos PC (postos de cronometragem), que ficam localizados ao longo do percurso em pontos desconhecidos dos competidores.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Senador Mozarildo Cavalcanti

Na sexta-feira, 20 de agosto, o Senado realizou Sessão Especial em homenagem à maçonaria brasileira e ao Dia do Maçom. O requerimento solicitado, fora realizado pelo senador Mozarildo Cavalcanti que abriu a Sessão.
.
A origem da maçonaria data de 1717, quando pedreiros ingleses se organizaram, no intuito de guardarem em segredo a forma de construções góticas que tomava conta da Inglaterra. No Brasil, segundo o parlamentar por Roraima, que é maçom, existem cerca de cinco mil lojas maçônicas que se dedicam à realização de obras sociais e filantrópicas.
.
Ainda de acordo com Senador, Irmão Mozarildo, o dia 20 de agosto foi escolhido como data comemorativa do Dia do Maçom porque em 1822, as Lojas "Comércio e Artes", "União e Tranqüilidade" e "Esperança de Niterói", em sessão conjunta, teriam proclamado a Independência do Brasil. A data, por conseguinte, seria das mais significativas.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Câmara homenageia a maçonaria em sessão especial

“A maçonaria há de resistir aos séculos, pois nobres intentos não morrem. Ela restaura os direitos humanos, que acabarão com a tirania”. Retirado o rebuscamento do seu texto, é isso que o Hino dos Maçons proclama, em duas de suas passagens, executadas na noite de quinta-feira (19) na sessão especial em homenagem ao Dia Municipal dos Maçons, requerida pelo vereador Alfredo Mangueira (PMDB), e realizada no Centro de Cultura da Câmara. Foi em torno dessas idéias de resistência e de luta por uma sociedade melhor que representantes da maçonaria pautaram os seus discursos, diante da platéia de maçons que acompanhou a sessão. “Sabemos que os maçons são preparados para lutar pelos bons costumes, pela fraternidade e pela tolerância, respeitando a liberdade de consciência dos homens, o que os leva ao desapego das coisas materiais e passageiras para a busca da paz espiritual”, disse Alfredo Mangueira.

O desejo e empenho da instituição para “introduzir uma nova ordem, mais justa”, foram destacados por João Batista Paim, presidente do Clube de Engenharia da Bahia e representante do grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia. “Temos o direito de exigir um novo paradigma social. Podemos contribuir através da nossa voz, cultura e intelectualidade”, declarou.
O Dia Municipal dos Maçons, comemorado em 20 de agosto, foi instituído por projeto de lei de autoria do vereador Alfredo Mangueira, aprovado em 2006.

História

A preservação da instituição e do compromisso firmado pelos próprios maçons foi o principal aspecto

sábado, 21 de agosto de 2010

COMEMORAÇÂO DIA DO MAÇOM

A união das forças Maçonicas (GLEBA E GOB) representadas pelas Lojas: UNIÃO E SABEDORIA - LUZ, VIDA E AMOR E ACÁCIA LITORÂNIA realizaram na noite de 20.08.2010 no Oriente de Lauro de Freitas-BA, uma grande festa comemorativa ao dia do Maçom. Durante a solenidade o Eminente Grão Mestre (GOB) Humberto Lopes Cedraz falou sobre a importância da união entre as correntes  no Estado da Bahia e  disse: " que seja exemplo para todo o país". Aproveitou a oportunidade para convidar a todos para o grande Congresso da Moçonaria dias 03,04 e 05 que será realizado na cidade de Vitoria da Conquista - BA.
Eminente Grão Mestre: Humberto Cedraz


Os Irmãos, Claudinei, Lessa, Meira, Eraldo,Luciano,Ricardo e Petrônio, representaram a Loja Castro Alves no Grande Evento.