sábado, 5 de junho de 2010

Biografia de São João Batista

São João Batista, o Precursor de Jesus, filho do padre judeu Zacarias e de Elizabete, era um zeloso juiz de moralidade e destemido pregador do arrependimento. Ele obteve grande celebridade primeiramente em sua terra pátria, depois nas montanhas da Judéia e finalmente em toda a nação. Sua maneira simples e sóbria de viver contribuiu muito para a sua fama e como símbolo daquela puridade moral que ele tanto inculcava zelosamente. Jesus se permitiu ser batizado por ele e, a partir daquele momento, João disse aos seus discípulos que Jesus era certamente o Messias. A sinceridade, seriedade e a fama com as quais ele pregava em Galiléia logo trouxe sobre ele suspeita e ódio da corte do Tetrarca Antipas, ou Rei Herodes, que o aprisionou e em 29 de Agosto, em seu trigésimo segundo ou trigésimo terceiro ano de sua vida, e o decapitou. Dia 24 de Junho, seu aniversário, é dedicado à sua memória em toda Cristandade.
O santo padroeiro da irmandade Maçônica primeiramente não foi São João Batista e sim, São João Evangelista, o qual o festival era comemorado em 27 de Dezembro, no dia em que eles tinham sua assembléia geral, provavelmente conduzida dessa maneira porque nessa época do ano os membros estavam mais desligados de seus trabalhos e profissões. Por essa razão, eles escolheram para seus festivais quaternários a Proclamação da Virgem Maria, Michaelmas, e o festival de São João Batista, que era o último festival pois o clima era melhor e outras circunstâncias foram achadas ser mais convenientes para aquela reunião anual, era geralmente apontado para a época na qual deveria acontecer, de maneira que agora ele ficou um festival geral. Muitas Lojas ainda celebram dia 27 de Dezembro e chamam esse dia de dia menor de São João.
Entre os povos das muitas nações, tem sido um costume há tempos dedicar todos os templos, estátuas, altares, prédios públicos ou qualquer lugar sagrado à alguma divindade, geralmente algum santo ou pessoa de caráter excepcional o qual o trabalho para a sociedade ajudou em seu estabelecimento.
Os romanos da Antigüidade confiavam essa tarefa aos seus cônsules, pretores, censores e outros chefes magistrados e, em último caso, aos seus imperadores. Muitos desses edifícios era dedicados à algum santo padroeiro de acordo com a fé religiosa local e, mesmo durante o período colonial, as Lojas Maçônicas da Inglaterra eram dedicadas a São João enquanto as Lojas Escocesas eram dedicadas a Santo André. As duas primeiras Lojas em Boston eram divididas.
Enquanto as diferentes religiões dedicavam suas igrejas aos seus diferentes santos, entre os judeus, da sua história primária, todos os seus lugares de louvor eram dedicados a um Deus, Jeová. Assim, a Maçonaria foi dedicada ao Rei Salomão por muitos anos pois ele foi o primeiro Grande Mestre, mas, posteriormente, do século XI ao século XV, a Maçonaria foi dedicada a São João Batista e era conhecida como a Loja do Sagrado Santo de Jerusalém. Foi durante o século XV que São João Evangelista foi reconhecido e a partir de então a Maçonaria tem sido dedicada aos Sagrados Santos João, incluindo os dois. Até alguns anos atrás não era conhecido que João Batista tinha alguma conexão com Maçonaria ou por que ele deveria ser tão honrado mas, através da descoberta dos documentos Essênios em Qumram, foi estabelecido que ele era um membro da sociedade dos Essênios e que ele tinha servido como capelão ou padre. O fato de ele batizar o qualificava como um padre. Enquanto não é definitivamente estabelecida que a sociedade dos Essênios era a mesma que a Maçonaria, existe uma grande similaridade entre as duas e o moral dos ensinamentos das suas é o mesmo. A caridade das duas, assim como a prática de Amor Fraternal era idênticas.

 Trabalho apresentado na ARLS Fraternidade Rionovense nº 32, Or  de Ipiaú (BA), pelo Ir  Renato Burity Oliveira, em 24.03.2004.

Parte de um artigo de R.W.B. Sydney Grumberg, PDDGM, Historiador de Lojas, em Dezembro de 1998 na loja Trestleboard of Watuppa, AF&AM, Massachussetts
Publicado no "The SCMRS Flooor" - Edição No. 3-99 - 30 de Junho de 1999

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Como posso tornar-me Maçom?


Antes de mais nada, o postulante ao ingresso nos quadros da Ordem Maçônica, deve autoavaliar-se em busca de valores, costumes, atitudes (interiores), e  comportamentos sociais exteriorizados cotejando-os com algumas premissas a seguir apresentadas.
O Candidato deve, portanto,  identificar-se com os aspectos a seguir:
  • Legal:
- ser emancipado e ter completado 18 anos antes da cerimônia de Iniciação;
- ser dependente pecuniariamente, obter anuência dos tutores ou genitores;
- ser engajado em união estável, contar com a concordância da esposa;
- ser um homem íntegro, ligado e atualizado em relação ao seu tempo;
- ser empreendedor e capaz de assumir responsabilidades;
- ter emprego, residência e domicílio fixos, no Oriente (estado, município) pleiteado; suas atividades profissionais devem ser lícitas, não importando o metier;
- esperar encontrar na Loja pleiteada, homens livres, de bons costumes, capazes de realizar obras poderosas em benefício da Humanidade, da Pátria e da Família;
  • doutrinário:
- ter religiosidade, melhor do que religião;
- crer em Deus, acima de tudo;
- ter uma idéia clara da virtude e do vício, adotando aquela e rejeitando este;
- estar apto a apreender conhecimentos litúrgicos e filosóficos;
- distinguir entre religião e maçonaria;
- ser respeitado na Iniciação, não só pelas características esotéricas, exotéricas e metafísicas do evento, como pelo significado simbólico trazido pelas nossas tradições e regularidade;
  • prático:
- apresentar bons costumes;
- ter boa família;
- seguir as leis;
  • metafísico:
- ser receptivo às idéias;
- estar ideologicamente alinhado com a idéia de Deus;
  • da tradição:
- estar apto; ou pronto, disposto e capacitado, sponte sua;
  • iniciático:
- creditar respeito ao processo;
- manter o espírito receptivo (“nada lhe será cobrado; tudo lhe será dado”);
A admissão à Maçonaria é restrita a pessoas adultas sem limitações quanto à raça, credo e nacionalidade, desde que gozem de reputação ilibada e que sejam homens íntegros.
Nenhum homem, por melhor que seja, poderá ser recebido na Maçonaria, sem o consentimento de todos os maçons. Se alguém fosse imposto à Maçonaria, poderia ali causar desarmonia, ou perturbar a liberdade dos demais, o que sempre deve ser evitado.
A aceitação do pedido de ingresso na Ordem depende bastante da declaração de motivos do candidato. A Ordem espera que o candidato seja sincero perante sua própria consciência, quando do preenchimento da proposta de admissão.
Quando alguém se candidata a ingressar na Maçonaria, é verificado em sindicância se dispõe de ganhos pecuniários que permitam cumprir os compromissos maçônicos, sem sacrificar a família.   Vale dizer que nenhum homem casado poderá entrar para a Maçonaria sem que a esposa esteja de acordo.
É óbvio que, ao se iniciar na Maçonaria, o indivíduo deverá assumir compromissos derivados de participação engajada e responsável nas lides maçônicas. Entre os compromissos e responsabilidades, encontram-se aqueles de estudar, com mente aberta, as instruções maçônicas, bem como, o de considerar denso sigilo sobre os ensinamentos recebidos e contribuir pecuniariamente para a manutenção de sua Loja e sua Obediência. Os compromissos e responsabilidades, a propósito, são do mesmo gênero daquelas encontradas em qualquer associação humana.
É fato inconteste que uma das finalidades da Ordem é a de implantar sistematicamente na sociedade humana uma efetiva fraternidade entre os homens.
Ao contrário do “folclore” que alimenta a crença de muita gente, a Maçonaria não é uma sociedade secreta e exerce suas atividades extensivamente, sob o pálio da legitimidade de sua natureza e da legalidade de seus atos e fatos administrativos, fiscais e tributários. Suas Propriedades, Constituições, Emendas, Regimentos e Estatutos são registrados em cartório de imóveis, títulos e documentos, e publicados em Diário Oficial.
Uma vez Iniciado, o postulante torna-se Maçom, e, como tal, estará, para todo o sempre,   sob constante vigilância de sua própria consciência e dos demais Maçons.
Isso posto, havendo seu interesse em “entrar” na Maçonaria, entre em contato com um Maçom de seu conhecimento ou com uma Loja Maçônica de sua cidade. 
Qualquer dúvida quanto aos temas e aspectos descritos aqui, neste texto sinóptico podem ser esclarecidos, via correio eletrônico, com mensagem postada para secretariagabinete@gob.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ,  ou pelo telefone  +55-61-3034-9814 .

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Curiosidade:


Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, foi membro da Maçonaria. O cantor foi iniciado em 1971, chegando ao grau de Mestre Maçon.
Em 1981, para homenagear a instituição da qual foi membro por anos, o pernambucano de Exu compôs em parceria com o também Maçon, Orlando Silveira, a música “Acácia Amarela”.
De acordo com o José Castellani em seu livro "Dicionário Etimológico Maçônico". No Egito, as acácias eram árvores sagradas e tinham o nome hieroglífico de shen; na Fraternidade Rosa-Cruz, ensina-se que a acácia foi a madeira usada na confecção da cruz em que Jesus foi executado; segundo o Tabernáculo hebraico, eram feitos de madeira de acácia: A Arca da Aliança (Êxodos, 25 - 10), a mesa dos pães propiciais (Êxodo, 25 - 23) e o altar dos holocaustos (Êxodo, 27 - 1). Na maçonaria, além de ser o símbolo da Grande Iniciação, representa, também, a pureza e a imortalidade, além de ser o símbolo da ressurreição, por influência da tradição mística dos árabes e dos hebreus.

Fonte: blog Dr ZEM

domingo, 30 de maio de 2010

Assista ao Discurso do Grão-Mestre Geral e da Cunhada Lígia Castro da Silva

Assista na íntegra, o discurso do Grão-Mestre Geral, Soberano Irmão Marcos José da Silva, na abertura da Suprema Congregação da Federação.
.
Clique na imagem para assistir ao discurso.
.


.
Assista ao discurso proferido pela Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Cunhada Lígia Castro da Silva, na abertura do VI Encontro Nacional das Presidentes Estaduais.
.
Clique na Imagem ou AQUI para assistir.
.

.
Clique aqui visualizar as fotos da abertura.
.