sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Convivências

Ficha de iscrição do Irmão Franco
O papo é sério, não há como negar, vivemos em grupo. Todos fazemos parte de alguns deles. Vamos, assim, recebendo influências de alguns de nossos pares, e influenciando também. Tenho um amigo chamado Franco, tem 85 anos, saúde em dia, campeão de natação e um papo muitíssimo agradável. Ele atua como exemplo pra nossa família. Sempre que precisamos lembrar alguém a quem seguir os passos, logo sabemos: Franco em primeiro lugar. Porque é quem nos aponta que cumprir aquelas sugestões de vida saudável vale a pena de verdade.
Pena que muitas vezes admitimos o que não é tão positivo assim. Eugenio Mussak diz: “O problema é que ninguém, ninguém mesmo, tem a personalidade tão estruturada a ponto de só aceitar influências positivas, sendo refratário àquilo que não convém, que faz sofrer, que prejudica.” Aí é onde metemos os pés pelas mãos e quando se vê: problemas. E Mussak continua na linha `pra frente é que se anda` ou `vivendo e aprendendo´: “Leva tempo, depende de certa dose de sabedoria para viver livre da tirania do outro. Saber o que é bom para si mesmo e ser fiel a seus valores e desejos requer uma dose de maturidade que demanda tempo, estudo, exemplo, lucidez, amorosidade.”
O certo é que a interação com o outro é a principal fonte de percepção de nós mesmos e de tudo o que nos cerca. É algo tão rico que nos faz conhecer o respeito e a possibilidade de semear a verdade, através do diálogo, algo bem além do que há nas aparências. E aí o que mais me completa para entender essa árvore de relacionamentos é quando leio o que diz Antoine de Saint-Exupéry: “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.” 
 
Christiane Suedde

A Gratidão Maçônica

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral
Em sua estrutura orgânica, o Grande Oriente do Brasil é constituído como “Federação indissolúvel dos Grandes Orientes dos Estados e do Distrito Federal, das Lojas Maçônicas Simbólicas e dos Triângulos”, nos termos da Constituição Federal, a Lei básica que rege a vida do GOB e à qual todos os seus iniciados devem submeter-se.
.
Cada Maçom iniciado no GOB, através de suas Lojas federadas e de solenes juramentos sucessivos, é uma gota neste oceano de harmonia e virtude, sem lugar para as vaidades, a competitividade, a falsidade, a impostura.
.
Dentre os 11 Incisos e quatro parágrafos do artigo que lista os deveres dos Maçons, destaca-se o Inciso I: “observar a Constituição e as leis do Grande Oriente do Brasil.” Os institutos legais que conformam a entidade jurídica do GOB estão, assim, entregues ao amparo dos superiores sentimentos de moral e de ética de cada Irmão.
.
Dessa forma, a salvaguarda da dignidade e da autoridade de Irmãos responsáveis, nos vários cargos que ocupam, sem qualquer compensação pecuniária, pelo perfeito funcionamento da Organização, essa salvaguarda está a cargo de obreiros sempre dispostos a manifestar a coesão fraternal que sustenta a nossa Ordem.
.

domingo, 21 de novembro de 2010

INICIAÇÃO

      
Foto de Claudinei Poleselo
Em 20.11.2010 a Loja Castro iniciou o irmão Antony Patrick Fremam.  É sempre um momento de muita felicidade para todos quando iniciamos mais um irmão. Desta vez a Loja iniciou um Inglês. A loja que era Justa e Perfeita, agora é: Justa, Perfeita e Completa, pois tudo começou na Inglaterra. Parabéns a todos!

Foto de Claudinei Poleselo