sábado, 25 de julho de 2009

A Maçonaria no Mundo Moderno: Informações Globalizadas pela Internet

Em uma pesquisa realizada no dia 17 de Julho de 2009, nos três maiores sites de busca da Internet com os termos Maçonaria OR Maçon OR Maçom, obtive os seguintes resultados:
* Google: Aproximadamente 22.400.000 no mundo e 248.000 no Brasil.
* Bing: Aproximadamente 12.700.000 no mundo e 186.000 no Brasil.
* Yahoo: Aproximadamente 50.900.000 no mundo e 1.700.000 em português.
A primeira página de cada um destes mecanismos de pesquisa trouxe páginas de fontes e autores diversos, contendo opiniões neutras ou positivas sobre a maçonaria.
O primeiro resultado da busca no Google é uma página da Wikipédia, a enciclopédia livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Maçonaria), contendo informações generalizadas sobre o tema, com itens como Origens, Ritos, Graus, Obediências, A Regularidade Maçônica, Maçonaria e catolicismo, A Maçonaria no Brasil, A Maçonaria Em Portugal, Bibliografia, Referências, “Ver também”, e Ligações Externas. Este artigo não é detalhado, nem informa segredos maçônicos (como códigos, senhas, abreviações) que possam “iniciar” um profano autodidata.
O segundo resultado nesta mesma página é um portal maçônico português (http://www.maconaria.net). Criado em 1999, inicialmente profano (fonte de Goteira), apresenta hoje conteúdo extenso dobre este assunto. É fonte de informações detalhadas sobre os mesmos itens do artigo da Wikipédia, além prover textos valiosos acerca de outros assuntos, em especial a mitologia do antigo Egito. Em uma rápida vasculhada, percebi que apesar da exposição pormenorizada do tema, não havia referências a segredos maçônicos.
Mudando os termos da pesquisa na Internet para maçonaria OR maçon OR maçom AND demônio, obtive cerca de 30.800 resultados, tendo as primeiras duas páginas 19 resultados (em um total de 20) de opiniões negativas, majoritariamente produzidos por cristãos de igrejas evangélicas. O interesse destas páginas é denegrir a Ordem Maçônica, tentando distorcer e acrescentar falsas informações. Participam também dos comentários destas críticas ditos “ex-maçons”, que, contrariando o juramento feito em iniciação (se realmente a realizaram), contribuíram para aquelas fontes.
Uma nova busca com os termos maçonaria OR maçon OR maçom AND segredo, retornou aproximadamente 47.200 resultados. A primeira página é de um “Goteira” (link não disponibilizado), e já traz explicação de segredos e códigos, apesar de discorrer de maneira coerente abordando temas interessantes. Abrindo os demais links, percebo exposição desenfreada de conteúdo que deveria ser sigiloso. Um dos portais que mais trazem páginas acerca desse assunto é o Scribd (http://www.scribd.com), permitindo compartilhamento de documentos em texto, inclusive com fotos, de senhas, palavras-passes, aperto de mão e outros códigos (link não disponibilizado).
Conclusão
Os Mistérios maçônicos não são apenas “segredos”, como rituais e códigos. Sobrepujam as palavras, sendo mais importante o silêncio. Escondem as frases através de abreviações aparentemente indecifráveis, com seus três pontos em forma de delta. Definem uma crença no Supremo Arquiteto do Universo, sendo ele o Ente superior da religião de cada irmão. Fundem-se em simbolismos com inscrições, leituras, rituais, práticas (diárias e no templo), ferramentas de trabalho. Solicitam mecanismos de reconhecimento entre irmãos, como códigos, toques e sinais, permitindo que a conversa transcorra de acordo com a natureza do interlocutor (profano, aprendiz, companheiro, e mestre com seus níveis). O principal segredo maçônico é uma coisa íntima, originado no fundo do coração. É ele que permitirá que a verdadeira Maçonaria entre em cada irmão. Essa descoberta pessoal é possível primeiramente através do conhecimento intelectual, possível após as três viagens do iniciado. A partir da disciplina e ações pode-se “aumentar” este segredo, galgando-se degraus no estudo maçônico. Talvez o maior segredo guardado pelos maçons seja que não exista nenhum segredo. Porém por ser uma sociedade discreta, não há esforço em expor ou esconder informações apenas para afagar curiosidade alheia.
Acredito que devesse haver mais sites e portais realmente maçônicos, que pudessem disseminar o seu verdadeiro pensamento, através da explicação e exposição dos seus ideais e fundamentos. Isso não seria suficiente para acabar com as críticas negativas, mas pelo menos daria fundamentos substanciais para o profano interessado no assunto tirar suas próprias conclusões.

Ir.: Marcus Daniel
Comp.: