sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Gratidão Maçônica

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral
Em sua estrutura orgânica, o Grande Oriente do Brasil é constituído como “Federação indissolúvel dos Grandes Orientes dos Estados e do Distrito Federal, das Lojas Maçônicas Simbólicas e dos Triângulos”, nos termos da Constituição Federal, a Lei básica que rege a vida do GOB e à qual todos os seus iniciados devem submeter-se.
.
Cada Maçom iniciado no GOB, através de suas Lojas federadas e de solenes juramentos sucessivos, é uma gota neste oceano de harmonia e virtude, sem lugar para as vaidades, a competitividade, a falsidade, a impostura.
.
Dentre os 11 Incisos e quatro parágrafos do artigo que lista os deveres dos Maçons, destaca-se o Inciso I: “observar a Constituição e as leis do Grande Oriente do Brasil.” Os institutos legais que conformam a entidade jurídica do GOB estão, assim, entregues ao amparo dos superiores sentimentos de moral e de ética de cada Irmão.
.
Dessa forma, a salvaguarda da dignidade e da autoridade de Irmãos responsáveis, nos vários cargos que ocupam, sem qualquer compensação pecuniária, pelo perfeito funcionamento da Organização, essa salvaguarda está a cargo de obreiros sempre dispostos a manifestar a coesão fraternal que sustenta a nossa Ordem.
.
Nos momentos em que a Fraternidade se encontra em perigo por atuação nefasta de adversários externos ou defecções internas, é quando se manifesta todo o poder da união dos maçons em torno dos seus líderes para a defesa dos princípios e postulados maçônicos, deixando de lado os que se atrevam a perturbar o nosso nobre trabalho pelo bem-estar da humanidade.
.
A esses queridos Irmãos, verdadeiros iniciados maçons, merecedores da confiança irrestrita da Sublime Instituição, o mais autêntico e sincero preito de gratidão e respeito do Grande Oriente do Brasil, com nossos votos de que o Grande Arquiteto do Universo constantemente ilumine e guie suas vidas meritórias e exemplares.


Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário