quinta-feira, 17 de maio de 2012

Maçonaria Operativa

Ir.'. Alex Reis
Diz-se Maçonaria Operativa do período em que a Ordem Maçônica estava diretamente ligada à arte da construção, reunindo-se em guildas de pedreiros, responsáveis pela edificação de templos e prédios, tendo como grande (mas não exclusiva) patrocinadora a Igreja Católica Apostólica Romana.
As origens da Maçonaria são controvertidas, alguns remontando à pré-história, outros ao antigo Egito, à antiga Grécia e Roma e, ainda, à Idade Média. O que se sabe é que a arte de construir é tão antiga quanto o próprio homem. De posse de conhecimentos técnicos práticos, a profissão de construtor era passada dos mais velhos aos mais novos de forma sistematizada e sigilosa, o que mantinha a qualidade técnica do serviço e garantia sempre um número controlado de obreiros regulares. Portanto, são chamados de "maçons operativos" aqueles que fizeram parte das Corporações de Ofício e que realmente se dedicavam à arte da construção, profissionalmente.
Eram conhecidos como "pedreiros livres" pois com a necessidade nos diversos canteiros de obra, espalhados na Idade Média dentro das terras de vários senhores, foi-lhes concedido um salvo conduto que lhes garantia a liberdade de locomoção, a isenção de impostos, e a não submissão às autoridades da nobreza e eclesiásticas. Daí a denominação "Pedreiro livre", de "franc-mason" em francês e "freemason", em inglês.