sábado, 2 de junho de 2012

Alegria e Concórdia.


Foto: Luíz Gonzaga - paramentado de Mestre Maçon
Há aproximadamente 100 anos nascia nas redondezas da cidade de Exu, na Fazenda Sopé, na Serra do Araripe, estado de Pernambuco, um dos maiores revolucionários da história brasileira. Com sua arma de oito baixos (Sanfona), Luíz Gonzaga mudou a história da música nordestina e brasileira. Um homem aparentemente de pouca cultura intelectual, mas de inteligência extraordinária.  Em 11 de abril de 1945, gravou sua primeira música como cantor. Pobre e tímido começa sua caminhada para o enriquecimento da nossa música e repassa sua arte para o mundo. 
Com o espírito de sempre ajudar os mais necessitados, fazendo sempre o bem, em 1971, o velho Lula resolve ingressar na Ordem Maçônica. Com sua simplicidade e sabedoria, chega ao grau de Mestre Maçon. Para homenagear a Ordem, compôs - em parceria com o também Maçon - Orlando Silveira, a belíssima canção Acácia Amarela.(http://www.youtube.com/watch?v=bWeVLDVTYoY) O Livro do escritor José Castellani, Dicionário Etimológico Maçônico, diz que no Egito as acácias eram árvores sagradas e tinham o nome hieroglífico de shen, na Fraternidade Rosa-Cruz. A acácia foi madeira usada na confecção da cruz em que Jesus foi executado. Na Maçonaria, além de ser o símbolo da Grande Iniciação, representa também a pureza e a imortalidade. E é o símbolo da ressurreição.  
Devemos nos inspirar na poesia do velho Lula e levar a sabedoria, a generosidade e a luz ao nosso próximo.  Em Caminhos do Coração, ele diz: “E é tão bonito quando a gente entende/Que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá/E é tão bonito quando a gente sente/Que nunca está sozinho por mais que pense estar.”

Luciano Suedde