sábado, 30 de janeiro de 2010

Socorro aos Irmãos Haitianos

.
Dia após dia, o mundo toma conhecimento de como se arrasta a situação do Haiti diante dos esforços multinacionais pela recuperação do país vítima de catástrofe natural, mas inesperada.
.
O drama pessoal dos atingidos pelo terremoto do dia 12 tem um aspecto trágico indescritível, subjacente, sem dúvida, nas superficiais informações da mídia..
Estimulante, é verdade, a pronta solidariedade mostrada pela comunidade internacional, tão logo as tristes noticias começaram a percorrer o mundo e emocionantes os gestos pessoais de generosidade, traduzidos em milhões de dólares e veiculados para conhecimento da opinião pública..
Salientamos os esforços dos militares no território haitiano, sejam as tropas de paz da ONU, comandadas pelo general brasileiro Floriano Peixoto, sejam unidades de outros países, destacando-se os Estados Unidos, todos empenhados em amparar as vítimas, com alimentação, assistência médica e moradia num ambiente de ampla cooperação castrense..
A remessa de doação ainda é dificultada pelas condições precárias de funcionamento das instituições insulares, inclusive o sistema bancário. Estamos aqui no Grande Oriente do Brasil, porém, diligenciando para facilitar a realização dessas operações, principalmente através de fornecimento de dados necessários aos Grão-Mestres Estaduais e a todos os Irmãos que desejarem participar dessa ação fraternal de um Iniciado Maçom.
.
Brasília, 29 janeiro de 2010.
.


Fraternalmente,

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral
.