sábado, 27 de março de 2010

Abstenção de Conflito

Em sua secular história, a Maçonaria tem passado por muitos períodos de crise, externa ou interna, resultantes em geral de guerras, revoluções, ditaduras e golpes com diversas finalidades. A influência perniciosa das soluções sociais violentas perdura durante muitos anos na vida das nações, prejudicando a evolução dos povos. A Maçonaria também tem sofrido, ora na destruição de suas organizações, ora na eliminação de maçons, como ocorreu na Alemanha hitlerista e em países ocupados, como se deu na França..
Nas fases mais brandas de perseguições a Ordem foi infiltrada por agentes do poder dominante ou de instituições inimigas e durante anos sofreu essa influência negativa, que levou a desentendimentos entre Irmãos, a conflitos nas colunas e a outros sinais de desunião vindos especialmente pela via político-partidária.
.
A força da Maçonaria está na união dos Irmãos, e tudo o que vier a enfraquecer essa velha tradição há de ser tido como produto da incompreensão dos fundamentos da Ordem  -  a fraternidade,  a tolerância, a obediência  à lei, o culto da virtude, a prevalência  de espírito - que se opõe “terminantemente” ao “recurso à força e à violência para a consecução de quaisquer objetivos.”
.
O cidadão de qualquer país vive numa sociedade cheia de antagonismos sociais, econômicos, nacionais, raciais, etc. - que lhe afetam profundamente a vida. Nenhuma dessas contradições pode ser trazida para dentro da Maçonaria, onde se aspira a um ambiente de paz e harmonia, favorável trabalho diuturno pelo aumento da felicidade humana.
.
Na Maçonaria está concentrada a parte melhor da humanidade, aquela parte que consegue transpor o nosso pórtico, exigindo-se para isso a preparação da alma no sentido do bem. A reverência às virtudes, prática consagrada na Maçonaria, engrandece a alma e paulatinamente a faz erguer o templo interior do homem - apanágio do iniciado. Cabe aos maçons impedir que a Sublime Ordem venha a ser contaminada pelos vícios que permeiam o mundo da competitividade exagerada, do personalismo exacerbado e da indiferença para com os fracos.
.
Brasília, 26.03.2010.
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral - GOB

quinta-feira, 25 de março de 2010

Deveres do deputado no exercício do mandato

Prezados Irmãos,
Pela oportunidade da recente posse do Poderoso Irmão Pedro Nolasco, descrevo, no sentido da informação, sobre a figura do Deputado e parte de seus deveres no exercício do seu mandato ;

- Em 1952 o Grande Oriente do Brasil atravessava momentos de reorganizações
do Orientes Estaduais e o  retorno das Lojas do Grande Oriente Brasileiro recentemente formado devido a cisão pós-eleitoral. No calor da reconciliação, nasceu a ideia da descentralização do poder do Conselho Federal para uma Assembléia Legislativa autônoma e eleita pelas Lojas e assim, tomou forma, a figura do Deputado Maçônico. Seu voto no Parlamento, deve representar a orientação da Loja.
- Competências: Apresentar Projetos de Leis; pareceres na comissão que for designado; defender suas posições sobre matérias a ser votadas; examinar as matérias da pauta em comunhão e deliberações da sua Loja; votar e ser votado; dar ciência a Loja dos fatos relevantes ocorridos nas sessões da Assembléia.
- Fiscalizadora :  Execução financeira, orçamentária e Patrimonial, ações políticas do Poder Executivo em relação aos objetivos e metas traçados pelo Grão Mestre.  Julgar tomadas de contas.
- Dar posse ao Gão Mestre e seu Adjunto.
-Da função Legislativa : Proposições de matérias inerentes a competência legislativa federal; documentos que tramitam os projetos, indicações, requerimentos,substituitivos e emendas, pareceres.
- O Deputado quando oportuno, poderá solicitar sua participação na Ordem do Dia, no momento concedida, usar a palavra contra ou favor dos pareceres em discussão.
 No Grande Expediente o deputado terá o direto da palavra para manifestação de pleitos em geral, assuntos e interesses da sua Loja, Oriente e ou qualquer assunto de forma livre.
COMENTÁRIOS:
PROJETOS : Referente as Leis Ordinárias.
INDICAÇÒES : Pleito de qualquer Deputado requerendo audiência das Comissões Permanentes.
REQUERIMENTO: Solictação do Deputado ao Presidente ou Comissão sobre assunto de expediente ou Ordem.
EMENDAS : Proposição acessória a outra já existente sob forma aditiva, substituitiva ou modificativa.
SUBSTITUITIVO - Ë  uma proposição que substitui no mérito a outra já existente.
Das Bancadas Parlamentares - Constituídas de deputados do mesmo Oriente (ex,SP- MG- RJ - SC ...) ou Regiões (ex, Nordeste), seguindo a mesma orientação na defesa ou em contrário nas votações e interesses em geral Ao Poderoso Irmão Pedro Nolasco, a Loja Castro deseja-lhe  que o seu mandato seja coroado de ações engrandecedoras para a Maçonaria Baiana e colaboradora no desenvolvimento das Ações Maçônicas no Brasil.

Fraternal Abraços,

Ir. Nelman Souza.

Visita às Lojas Maçônicas de Ilhéus

 O diretor presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), Nilton Cardoso da Cruz, vai estar, nesta quinta-feira (dia 25), em Ilhéus, para ministrar palestra nas Lojas Maçônicas do município. O encontro, a ser realizado às 19h, terá como tema “Atuação da Sudic na Bahia com enfoque nos investimentos do Governo Federal e Estadual no Sul do Estado”. A Sudic, autarquia vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), deu início, esse ano, à recuperação de 11 Distritos Industriais no interior da Bahia. Serão investidos quase R$ 13 milhões ao longo do ano nos distritos de Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itapetinga, Teixeira de Freitas, Barreiras, Itororó, Eunápolis, Santo Antonio de Jesus e Luís Eduardo Magalhães. “O objetivo é preparar melhor os centros industriais para atender as demandas das indústrias ali instaladas, com um volume cada vez maior de carretas e caminhões circulando pelas vias”, declarou o presidente Sudic.

Karina Baracho - Site: www.bahiapress.com.br

AS TRÊS PENEIRAS DA SABEDORIA

Meia noite em ponto. Mais uma jornada na construção do templo terminara. Cansado por mais um dia, Mestre Hiram recostou-se sob o frescor do Ébano para o tão merecido descanso. Eis que subindo em sua direção, aproxima-se seu mestre construtor predileto, que lhe diz:
- Mestre Hiram... vou lhe contar o que disseram do segundo mestre construtor...
Hiram, com sua infinita sabedoria, responde:
- Calma, meu mestre predileto; antes de me contares algo que possa ter relevância, já fizeste passar as informações pelas “Três Peneiras da Sabedoria”?
- Peneiras da Sabedoria??? Não me foram mostradas. Respondeu o predileto.
- Sim... meu mestre predileto! Só não te ensinei, porque não era chegado o momento; porém, escuta-me com atenção. Tudo quanto te disserem de outrem, passe antes pelas peneiras da sabedoria e na primeira que é a da Verdade, eu te pergunto: Tens certeza de que o que te contaram é realmente a verdade?!
Meio sem jeito o mestre responde:
- Bom, não tenho certeza realmente, só sei que me contaram...
Hiram continua:
- Então se não tens certeza, a informação vazou pelos furos da primeira peneira e repousa na segunda, que é a da Bondade. E eu te pergunto: É alguma coisa que gostarias que dissessem de ti?!
- De maneira alguma mestre Hiram! ... Claro que não!
- Então a tua estória acaba de passar pelos furos da segunda peneira e caiu nas cruzetas da terceira e última, e te faço a derradeira pergunta: Achas mesmo necessário passar adiante essa estória sobre teu irmão e companheiro?!
- Realmente mestre Hiram, pensando com a luz da razão, não há necessidade...
- Então ela acaba de vazar os furos da terceira peneira, perdendo-se na imensa terra. Não sobrou nada para contar.
- Entendi poderoso mestre Hiram. Doravante somente as boas palavras terão caminho em minha boca.
- És agora um mestre completo. Volta a teu posto e constrói teus templos, pois terminastes teu aprendizado. Porém, lembra-te sempre: As abelhas construtoras do Universo, nas imundícies dos charcos, buscam apenas as flores para suas laboriosas obras, enquanto as nojentas moscas, buscam em corpos sadios as chagas e feridas para se manterem vivas.
Em resumo: procure fazer, pensar, sentir e falar aos outros aquilo que gostaria que fosse feito, pensado, sentido e falado a você, ou de você.
Procure não fazer, pensar, sentir ou falar aos outros, ou dos outros, aquilo que não gostaria que fosse feito, pensado, sentido e falado a você, ou de você.
Cuidado com os boatos.
Autor Desconhecido

quarta-feira, 24 de março de 2010

GOEG Sedia comemorações do 42º ano de reimplantação do Rito Brasileiro

No dia 19 de março, foi realizado no Templo da Fraternidade do Palácio Maçônico Nasseri Gabriel, a comemoração dos 42º ano de Reimplantação do Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos, como também, a fundação do Supremo Conclave do Brasil.

.

.
Estiveram presentes, Delegados Litúrgicos de todo o Brasil, Dentre as autoridades maçônicas, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão Marcos José da Silva; o Grande Primaz do Rito Brasileiro, Soberano Irmão Nei Inocêncio dos Santos e os Grão-Mestres Estaduais de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Eminentes Irmãos Barbosa Nunes, Amintas de Araújo Xavier e Eduardo Gomes de Souza.
.

.
A sessão foi aberta e encerrada pelo Delegado Litúrgico do Rito em Goiás, Irmão Ocrair da Costa Ribeiro, que foi alvo de homenagem da Soberania, da mesma forma que aconteceu com vários outros Irmãos presentes de todo Brasil. O Grão-Mestre Estadual de Goias, Eminente Irmão Barbosa Nunes; os Grão-Mestres Honorários, Irmãos Ovídio Inácio Ferreira e Oclécio Pereira de Freitas e o Irmão Lourival Borges do Nascimento, são responsáveis por suas dedicações pelo crescimento do Rito em Goiás.
.

.
Ao final da comemoração, foi assinado pelos Soberanos Irmãos Marcos José da Silva e Nei Inocêncio dos Santos o “Tratado Maçônico de Rerratificação de Reconhecimento, Amizade e Aliança” entre o Grande Oriente do Brasil e o Supremo Conclave do Brasil.
.
O Eminente Irmão Barbosa Nunes, em suas palavras, agradeceu a homenagem recebida através da entrega de uma placa e de um diploma de Reconhecimento Maçônico, assinado pelo Grande Primaz do Rito Brasileiro.