quarta-feira, 1 de junho de 2011

domingo, 29 de maio de 2011

Aos Novos Veneráveis

Aproxima-se o momento em que novos veneráveis vão assumir seus mandatos nas Lojas Simbólicas em toda a extensão do governo do Grande Oriente do Brasil, evento que exalta o justo orgulho dos maçons filiados a essa nobre Instituição que tantos e tão grandes feitos realizou, gloriosamente, na História do Brasil e em benefício do nosso povo.
.
O Irmão que assume a presidência de uma Loja deve meditar sobre a alta responsabilidade que se atribui, pois que a ele os Irmãos confiaram o futuro da oficina durante o tempo que durar o seu mandato. E o futuro da Loja é o futuro dos seus Obreiros, o futuro de seus Aprendizes e Companheiros o futuro da própria Ordem.
.
A preparação do Aprendiz para ser Maçom é a preparação para ser um Mestre Maçom num futuro imediato e, em seguida, um Venerável-Mestre, um líder da Irmandade. Assim, o destino da Ordem está na dependência dos Veneráveis-Mestres de hoje não só de fazerem maçons, mas forjarem aqueles Maçons aos quais serão entregues, no futuro, todos os interesses da Maçonaria.
.
O homem comum que procura a Maçonaria e deseja ingressar, está interessado, de alguma forma, em ser útil à sociedade humana, ou em aperfeiçoar seu intelecto ou seu espírito, em aprender a melhor forma de convivência com a família e com seu ambiente. As informações que lhes chegaram aos ouvidos sobre a Sublime Instituição o induziram a procurar o verdadeiro caminho da virtude.
.