quinta-feira, 15 de abril de 2010

Grão-Mestre Geral institui o dia Nacional da APJ

Hoje, dia 15 de abril, comemora-se o dia Nacional da Ação Paramaçônica Juvenil. O Grão-Mestre Geral, Soberano Irmão Marcos José da Silva, assinou a Lei nº 111 de 30 de março de 2010 e faz saber a todos os Maçons, Triângulos, Lojas, Delegacias, Grandes Orientes Estaduais e do Distrito Federal, para que cumpram e façam cumprir, que a Assembléia Federal Legislativa aprovou e ele sanciona a seguinte LEI:

Art. 1º. Fica instituído 15 de abril DIA DO APEJOTISTA.

Art. 2º. A data deve ser comemorada com palestras sobre a Ação Paramaçônica Juvenil do Grande Oriente do Brasil, em todas as Lojas da Federação, durante o mês de abril de cada ano

Art. 3º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário..


Parabenizamos todos os componentes dessa Entidade que abrilhanta a Maçonaria Brasileira.



Assessoria de Comunicação
Sec:. Geral de Comunicação e Informática

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Passagem de Comando do Force Commander MINUSTAH para o General Paul Cruz amigo da Maçonaria.

Porto Príncipe (Haiti) - Em 09 de abril, o General Floriano Peixoto entregou o Comando das Forças Militares da MINUSTAH ao General Paul Cruz. A cerimônia foi realizada no BRABATT 1 e contou com a presença de tropas de todos os contingentes que fazem parte da missão de paz. Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, Sr Edmond Mulet, Representante Especial do Secretário Geral da ONU, Sr Igor Kipman, Embaixador do Brasil no Haiti, General Sant'Ana, Representante do Comandante do Exército e diversas outras autoridades.




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 13 de abril de 2010

Academia Maçônica de Artes, Ciências e letras do Grande Oriente do Brasil empossa novos Irmãos

Na noite do dia 09 de abril, foi realizado no auditório Álvaro Palmeira a posse e entrega dos Diplomas e Carteiras dos novos Acadêmicos, ora entregue pelo Presidente, Eminente Irmão Hermes Elias de Moura entre eles os Irmãos Arnaldo Soter Braga, Eduardo Ferreira Teles, Fernando Tullio Colacioppo Sobrinho, Hélio Moreira, José Anizio Rocha de Araújo e José Bonfim de Almeida Júnior.
Além do Presidente da Academia Maçônica de Artes, Ciências e Letras do Grande Oriente do Brasil e Secretário Geral de Educação e Cultura Adjunto Eminente Irmão Hermes Elias de Moura, participaram também da cerimônia o Grão Mestre Geral Adjunto e Presidente do Conselho Federal, Sapientíssimo Irmão Cláudio Roque Buono Ferreira, o Grão- Mestre do Distrito Federal, Eminente Irmão Jafé Torres; o Grão-Mestre da Paraína, Eminente Irmão Aderaldo Pereira de Oliveira; o Grão Mestre de São Paulo Adjunto, Poderoso Irmão Mário Sérgio Nunes da Costa; o Secretário Geral de Cultura do GOB, Eminente Irmão João Francisco Guimarães; o Presidente da Academia Maçônica Internacional (AMIL), Eminente Irmão Bernardo Martins Pereira; o Presidente da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e Presidente da Poderosa Assembléia Estadual Legislativa do Grande Oriente do Brasil-Ceará, Eminente Irmão José Anízio de Araújo. Também compareceram o Irmão Fagundes de Oliveira, o Mestre de Cerimônias Irmão Roberto Araujo, o Presidente da AMIL-BR e diretor da “A Trolha” Edenir Gualtieri e o ex-prefeito de Crateús, Sr. Paulo Nazareno Soares Rosa.
O Irmão Hélio Moreira faz um pronunciamento em nome dos acadêmicos recém empossados, e parabenizou aos novos acadêmicos e anunciou que a Academia de Artes, Ciências e Letras do Grande Oriente do Brasil aprovou, por unanimidade de seus membros, o Titulo de Acadêmico Honorário ao Presidente da Academia Maçônica Internacional (AMIL), Eminente Irmão Bernardo Martins Pereira que recebeu a honraria das mãos do Irmão Bernardo.

Fonte: Site Gob

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Conselho Federal do GOB realiza Sessão Ordinária

Aconteceu na tarde de sexta-feira, 09 de abril de 2010, a 303ª reunião do Conselho Federal do Grande Oriente do Brasil. A Reunião foi presidida pelo Sapientíssimo Irmão Cláudio Roque Buono Ferreira e contou com a presença do Soberano Irmãos Marcos José da Silva, de 25 (vinte e cinco) Ilustres Conselheiros e os Irmãos visitantes Fernando Colacioppo, Grande Secretário Geral Adjunto de Comunicação e Informática e Archimedes João F. Machado, Venerável Mestre da Loja Amor, União e Verdade, do Oriente de Duque de Caxias, RJ.
Na abertura dos trabalhos o Presidente do Conselho Federal deus boas-vindas aos presentes e solicitou ao Poderoso Irmão Mauro Alves Ferreira, que evocasse uma prece ao Grande Arquiteto do Universo.
O Grão-Mestre Geral, Soberano Irmão Marcos José da Silva falou aos presentes acerca de vários assuntos de interesse do Grande Oriente do Brasil, tais como: parabenizou ao Conselho Federal pelo brilhante trabalho de revisão das Constituições Estaduais, reforma do Palácio do Lavradio, Rituais Simbólicos, entre outros.O Presidente da Comissão dos Normativos do GOB relatou o trabalho desenvolvido, a saber: Decretos (455), Atos (977), Portarias (2) e Circulares (2) perfazendo um total de 1441 (um mil, quatrocentos e quarenta e um reais) normativos analisados, correspondendo a 1.039 páginas digitadas e digitalizadas.
O Presidente da Comissão das Constituições Estaduais relatou a reunião que houve com o Grão Mestre do Estado de Minas Gerais e o Presidente da Assembléia do Estado de Minas Gerais para esclarecer alguns artigos da Constituição do GOB de Minas Gerais.
O Conselho Federal, nesta sessão, analisou 22 (vinte e dois) processos sendo 18 (dezoito) de alteração e revisão de estatutos, 02 (dois) balanços do GOB dos meses de janeiro e fevereiro de 2010, 01 (um) de indicação de Grande Representante da Grande Loja Legal de Portugal junto ao GOB e um processo administrativo.
No encerramento da Sessão o Sapientíssimo Irmão Cláudio Roque Buono Ferreira agradeceu a presença de todos, desejou a cada um dos presentes um Feliz retorno aos seus lares com as bençãos do Grande Arquiteto do Universo, extensivos a seus familiares e lembrou que a próxima reunião do Conselho Federal será no dia 18 de junho de 2010, sexta-feira, às 15 horas.
 
*Fonte Site GOB*