quarta-feira, 21 de abril de 2010

FOI DADA A LARGADA

Meus Irmãos, estamos em pleno mês de abril/2010. Sabemos que foi dado inicio à campanha eleitoral para o cargo de Grão Mestre do Grande Oriente da Bahia. É natural que recebamos em nossa Loja a visita de irmãos que raramente nos prestigiam com suas presenças. Mas é exatamente assim que funciona o processo democrático, todos têm voz e vez.  O que devemos refletir é sobre o futuro da Ordem na Bahia e no Brasil. Devemos ter a capacidade de escolher aquele que representa melhor os valores e princípios maçônicos e que tenha a capacidade de agregar irmãos para que juntos possamos conduzir o futuro do Grande Oriente da Bahia.
É do conhecimento de todos que a nossa Loja tem candidato próprio: o nosso Irmão Ocimar Torres. O Ir.`. Ocimar, durante aproximadamente 180 dias, comandou o Grande Oriente da Bahia e, em tão curto período, desenvolveu um excelente trabalho. Não apenas administrativamente, mas valorizando as Lojas e naturalmente os irmãos do interior.
Começou a corrida rumo ao Grão Mestrado, e nós, irmãos da Loja, juntamente com outros irmãos da capital e do interior, precisamos nos unir para escolher o que há de melhor para a nossa Ordem. E, sem duvida nenhuma, o Irmão Ocimar preenche as qualidades necessárias a uma Maçonaria firme e mais humanitária.

Luciano Suedde
Venerável Loja Castro Alves

segunda-feira, 19 de abril de 2010

TRIBUTO AO GRANDE IRMÃO ENO

É comum no meio maçônico dizer que determinada pessoa sempre fora Maçom, mesmo antes de ter-se iniciado. Isto porque tal indivíduo é detentor de qualidades e virtudes características de um verdadeiro maçom. Mas quais são essas marcas que levam alguém a ser considerado um Maçom nato? Como se pode afirmar tal coisa, sem os riscos de se enganar?
O livro sagrado nos dá o caminho. Nele está escrito: "conhece-se a árvore, pelos frutos que produz. É impossível que uma boa árvore produza maus frutos, assim como, é impossível a árvore ruim produzir bons frutos". Assim é o homem: se dele advém boas coisas, atitudes corretas, gestos edificantes, ele é como uma boa árvore que produz bons frutos. Se for o contrário, se seu caráter for falho, por mais que tente mascarar sua personalidade, não conseguirá: é uma árvore ruim, que produz frutos ruins. O poeta e filósofo Emerson disse: "o que a pessoa é, na realidade paira sobre sua cabeça, e brada tão alto que é impossível ouvir sua voz dizendo o contrário, numa vã tentativa de ludibriar os outros”.
O homem livre é aquele capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações, por não estar submetido a poderes externos que o forcem e o constranjam a sentir, a fazer e a querer o que quer que seja. A liberdade, não é tanto o poder para escolher entre várias possibilidades, mas o poder para auto determinar-se, dando a sí mesmo regras de condutas.
Portanto, somente é de fato livre,  aquele que é senhor de sí mesmo. O verdadeiro Maçom, sabe respeitar a liberdade alheia, conhece os limites entre o certo e o errado, e não se rende às paixões ignóbeis. Ele tem consciência de que, como afirmou o filósofo Mahatma Gandhi:
“Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amor à vida dos seres humanos;A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora;Lembraria os erros que foram cometidos, para que não mais se repetissem;A capacidade de escolher novos rumos;Deixaria para você se eu pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação;E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo, a resposta e a força para encontrar a saída”.
Ao proferir o juramento sagrado sobre o Livro da Lei (Bíblia Sagrada), o Maçom assume um compromisso com Deus, com os Irmãos, mas sobretudo consigo mesmo, compromisso este de, através do auto aperfeiçoamento, contribuir significativamente para o aprimoramento de toda a humanidade.
Quisera todos os homens livres e de bons costumes do planeta, tivessem a mesma oportunidade, para que, no ambiente propício de uma oficina maçônica, recebendo a inspiração da  filosofia  ali  difundida,  pudessem direcionar seus esforços de forma efetiva, em prol da construção de um mundo melhor.
O verdadeiro Maçom sabe, que não há melhor argumento que sua própria vivência. Ele se impõe no seu ambiente, influenciando-o positivamente, não de forma arrogante ou arbitrária, mas por sua conduta exemplar e inquestionável. Ele é enérgico, porém bondoso. Firme, porém humilde. Sua bondade e humildade residem no fato de saber que, a despeito de num dado momento de sua vida maçônica ser simbolicamente denominado mestre, na prática será sempre aprendiz. Aprende-se a todo instante e de todas as formas. O Maçom é o pedreiro de si mesmo, e por mais que a sua obra esteja adiantada, sempre faltará um retoque, pequeno que seja. E depois outro, outro, e mais outro, assim infinitamente. Por mais que se saiba, por mais evoluído que ele seja, sempre restará algo a aprender, novas lições a assimilar. Na escola da vida, não há formandos ou formados, existem apenas eternos alunos em busca do aperfeiçoamento.
Na verdade, queremos com este intróito espelhado num Irmão, que durante quase quatro décadas, dedicou a todos nós, Aprendizes, Companheiros e Mestres, os mais expressivos ensinamentos de amizade, cordialidade, dignidade e virtude, prestar-lhe um singelo tributo. Estamos nos referindo ao nosso querido e saudoso irmão ENO MEIRELES.
Ainda consternados com o passamento para o Oriente Eterno, do nosso inesquecível Vovô, dedicamos em sua memória, os pensamentos que se seguem.
“Não há cura para o nascer e o morrer, a não ser saborear o intervalo”.  (Autor desconhecido).
“Momentos ruins não são eternos! São como tempestades, só duram por algum momento. Algumas vezes as tribulações acontecem em nossa vida, para nos amadurecer”. (Autor desconhecido).
"Só percebemos o valor da água, depois que a fonte seca." (Adágio popular).
"Não declares que as estrelas estão mortas, só porque o céu está nublado." (Provérbio Árabe).
"Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar.  Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado, e sim, aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre".  (Bob Marley)
“Quando morremos, nada pode ser levado conosco, com a exceção das sementes lançadas por nosso trabalho e do nosso conhecimento”. ( Dalai Lama)
“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas, na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. (Fernando Pessoa)
 “Todos os dias, Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um ’sim’ ou um ‘não’ pode mudar toda a nossa existência.” (Paulo Coelho.)
 “Ninguém morre. As pessoas despertam do sonho da vida.” (Raul Seixas).
“Viva de maneira que sua presença não seja notada, mas que sua ausência seja sentida.”
“Quando você nasceu, você estava chorando e todas as pessoas ao seu redor estavam sorrindo. Viva de um modo que, ao morrer, você seja aquele que esteja sorrindo, enquanto todos a sua volta estejam chorando.” (Charles Cales Coltoa)
“Tudo que é bom, dura o tempo necessário para ser inesquecível.”  (San Ken)
 “A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive.” ( Mahatma Gandhi)
”Ame a vida e os bons amigos, pois a vida é curta e os bons amigos são poucos.” (Voltaire)     
“A felicidade, é a única coisa que podemos dar sem possuir.” (Voltaire)                                                                                                                                                                                                                                                                                   
“Que Deus nos dê coragem para aceitar as coisas que não podemos  mudar, coragem para mudar o que pudermos, e sabedoria para distinguir uma coisa da outra.” (Voltaire) 
E mais:                                                                                                                                          
Enquanto, aqui neste Oriente passageiro, permanecemos perplexos pelo seu passamento prematuro,
Na certeza absoluta de que, no Oriente Eterno voltaremos a nos encontrar, e lá
Outra vez, partilharemos,  por certo,  de  momentos  inesquecíveis e  iguais  àqueles que aqui salutarmente convivemos.

Masmorras, isto é, grutas subterrâneas, úmidas, frias, escuras e medonhas, meu Irmão, durante a sua vida maçônica, foram cavadas aos vícios,e
Edificações grandiosas e bastante sólidas, foram elevadas à virtude.
Iniciado que foi, tornou-se  Aprendiz, Companheiro e Mestre, atingindo o Veneralato da Loja.
Risonho, carismático, atencioso, simples, educado, prestativo, acima de tudo, competente na execução das suas tarefas.
Experto, eis o cargo que o Irmão sempre desempenhou com extrema habilidade e competência nas Sessões de Iniciação.
Luz, sim, o Irmão foi um dos Veneráveis da nossa Loja, sendo assim, durante um determinado período, a sua Luz mais brilhante.
E com este TRIBUTO póstumo, nós, Aprendizes, Companheiros, Mestres, enfim, todos  Obreiros da Loja Castro Alves, rogamos e suplicamos com todo o fervor ao
Supremo Arquiteto do Universo, que lhe acolha no Oriente Eterno, com todo o carinho que o Irmão é merecedor, e esperamos, na época em que ÊLE determinar, nos encontrarmos a fim de iniciarmos a nossa  caminhada eterna.
Finalizando, caríssimo irmão Eno, deixo aqui uma frase de um cidadão que nos fez rir em várias oportunidades, mas que também, com a inteligência prodigiosa que tinha, escreveu esta frase, que é uma verdadeira pérola rara.
“Cada pessoa que passa na nossa vida, passa sozinha, porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa pela nossa vida passa sozinha, não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.” (Charles Chaplin). 

Pedro Cardoso Neto
 1VIG.´. Loja Castro Alves

A Maçonaria na Igreja Católica

No dia 17 de abril, foi realizada uma missa de ação de graça promovida pelo Grande Priorado do Brasil, na Catedral Anglicana de São Paulo. A missa fora conduzida pelo Padre Aldo.













A cerimônia contou com a participação dos Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre Cavaleiro, Irmão Sérgio Nunes da Costa; Eminentíssimo e Supremo Passado Grão-Mestre Cavaleiro, Irmãos Cláudio Roque Buono Ferreira, Santiago Ansaldo de Aristegui de L. de Contreras e Manoel Leite.
 













 

 *Fonte: Site GOB*