segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Câmara homenageia a maçonaria em sessão especial

“A maçonaria há de resistir aos séculos, pois nobres intentos não morrem. Ela restaura os direitos humanos, que acabarão com a tirania”. Retirado o rebuscamento do seu texto, é isso que o Hino dos Maçons proclama, em duas de suas passagens, executadas na noite de quinta-feira (19) na sessão especial em homenagem ao Dia Municipal dos Maçons, requerida pelo vereador Alfredo Mangueira (PMDB), e realizada no Centro de Cultura da Câmara. Foi em torno dessas idéias de resistência e de luta por uma sociedade melhor que representantes da maçonaria pautaram os seus discursos, diante da platéia de maçons que acompanhou a sessão. “Sabemos que os maçons são preparados para lutar pelos bons costumes, pela fraternidade e pela tolerância, respeitando a liberdade de consciência dos homens, o que os leva ao desapego das coisas materiais e passageiras para a busca da paz espiritual”, disse Alfredo Mangueira.

O desejo e empenho da instituição para “introduzir uma nova ordem, mais justa”, foram destacados por João Batista Paim, presidente do Clube de Engenharia da Bahia e representante do grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia. “Temos o direito de exigir um novo paradigma social. Podemos contribuir através da nossa voz, cultura e intelectualidade”, declarou.
O Dia Municipal dos Maçons, comemorado em 20 de agosto, foi instituído por projeto de lei de autoria do vereador Alfredo Mangueira, aprovado em 2006.

História

A preservação da instituição e do compromisso firmado pelos próprios maçons foi o principal aspecto
abordado por Humberto Lopes Cedraz, grão-mestre do Grande Oriente do Estado da Bahia (Goeb). “Precisamos continuar escrevendo a história da maçonaria. É importante que deixemos um legado para as futuras gerações”.

A influência da maçonaria na história do país e na evolução da sociedade em outros países foi ressaltada pelo vereador Alfredo Mangueira, ao se referir à independência do Brasil, com destaque para as figuras dos maçons José Bonifácio e Gonçalves Ledo, à Revolução Francesa e à Independência dos Estados Unidos.

Atualmente, segundo Alfredo Mangueira, a maçonaria congrega no Brasil mais de 150 mil integrantes, em 4.800 lojas. No mundo, são cerca de 6 milhões de maçons, espalhados pelos cinco continentes, sendo 60% deles nos Estados Unidos.

Ainda integraram a mesa da sessão o vereador Pedrinho Pepê (PMDB); o presidente da Assembléia Legislativa do Goeb, Oscimar Torres; o chefe do gabinete do secretário municipal de Comunicação Social e Venerável da Loja Maçônica Castro Alves, Luciano Sued; e o mestre maçom do Goeb, Sebastião Alves Vieira. O secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira, e os vereadores Moisés Rocha (PT) e Alcindo da Anunciação (PSL) marcaram presença no evento.
A sessão foi requerida e presidida pelo vereador Alfredo Mangueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário