sábado, 15 de maio de 2010

AGENDA MAÇÔNICA DA BAHIA

Agenda da Bahia,  elaborada para aproximar os irmaõs e toda a familia Maçônica.
Direção do Ir.'. Antônio Carlos N. Nogueira, produção da Esquadro Editora e Comunicação Ltda.
Para anunciar, comunique-se com o Ir.'. Valfredo Liberato - (71) 8868-2068 - email: santos-valfredo@click21.com.br


sexta-feira, 14 de maio de 2010

PAIXÃO POLÍTICA

.
Lição basilar da Maçonaria e compromisso que o Maçom assume desde os primeiros dias de sua atividade na Arte Real é vencer as paixões. Embora não se trate de destruir ou de extinguir as paixões, mas simplesmente vencê-las, dominá-las, esse propósito é indicado como condição de progresso na Instituição..
Para o Mestre Nicola Aslan, “as paixões são as tendências do ser contrárias às doutrinas morais” ensinadas pela Maçonaria. Representando o profano como uma Pedra Bruta, segundo Aslan, a Ordem considera a principal missão do Maçom “desbastar a Pedra Bruta”, o que significaria a tarefa de, antes de mais nada, “vencer suas paixões”..
Momentos há, na vida de qualquer um, em que a paixão se ergue como força poderosa, tentando derrubar todos os esforços que a alma bem formada despende para sustentar a sua tendência para o que é bom e correto. É quando o cristão se volta para o céu e clama: “Não nos deixeis cair em tentação” – como ensinou o Cristo..
É o caso em que nos encontramos, nós, os brasileiros; num chamado “ano eleitoral”, quando o jogo das forças políticas lutam pelo poder, cada qual com as melhores intenções mesmo com programas variados. A incontrolável energia da competitividade, associada ao nobre sentimento do civismo, desperta a paixão política que pode levar a excessos intoleráveis..
As agremiações políticas em confronto estimulam as paixões partidárias e antipartidárias, as discriminações políticas e ideológicas, o endeusamento e a demonização de pessoas que não merecem qualquer das duas classificações, todos desvios de conduta contrários ao equilíbrio e ao discernimento tão necessários ao exercício do voto..


Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

quarta-feira, 12 de maio de 2010

CURIOSIDADE: Monumento Maçônico dedicado à Revolução Faroupilha.


 Por iniciativa do vereador Bernardino Vendruscolo foi destinada área da cidade na esquina da rua Azenha com João Pessoa, próximo à Ponte da Azenha, onde teve início a Revolução Farroupilha para abrigar Monumento à Paz em homenagem aos Maçons Republicanos e Imperiais da Revolução.
Como a história registra, a decisão de tomar militarmente a cidade de Porto Alegre e destituição do presidente provincial, que deu início à Revolução Farroupilha, foi tomada em 1835 na Loja Maçônica Filantropia e Liberdade, na Rua Duque de Caxias, sendo grão-mestre o general Bento Gonçalves. Garibaldi, um dos nomes mais importantes da Revolução era maçom, tendo inclusive sido lançado um selo em sua homenagem com símbolo maçonico.
Duas colunas integram o monumento, sendo uma Jônica representando a "Sabedoria", e outra Dórica representando a "Força".
O horário da inauguração foi a partir das 11 horas, quando o sol se encontra em zênite, projetando sua luz sobre todos, sem sombra.
O ato de inauguração contou com a participação dos Grãos-Mestres das três potências maçônicas que atuam no Rio Grande do Sul (Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Grande Loja Maçônica do RS e do Grande Oriente do Brasil-RS), do prefeito da capital José Fogaça, deputados estaduais e do vereador Bernardino Vendruscolo, autor da lei que originou o monumento.

*Fonte Internet (comunidade maçonica)

domingo, 9 de maio de 2010

Festa da Mães

No último sábado, dia 09/05, os irmãos, cunhadas, sobrinhos e familiares se reuniram para um almoço comemorativo ao Dia das Mães. Foi um momento de muita descontração, harmonia e diversão. Homenagem merecida àquelas que estão sempre ao nosso lado trazendo felicidade e equilíbrio às nossas famílias.