sábado, 20 de março de 2010

Soberana Assembléia Federal Legislativa realiza primeira reunião de 2010

Acontece neste momento, como a cada três meses, na sede do Poder Central do Grande Oriente do Brasil, em Brasília - DF, a Soberana Assembléia Federal Legislativa realiza, neste sábado, 20 de março, o seu primeiro encontro de 2010.

.

.
A reunião conta com a presença do Grão-Mestre Geral do GOB, Soberano Irmão Marcos Jose da Silva, e todo seu Secretariado Geral.
.

.
As presenças e cadastros começaram a serem feitas às 07h30min, e foi registrada até o momento, de acordo com a Secretaria Geral de Informática, a presença de 400 Deputados Federais. Acontece também, a posse de 25 novos Deputados Federais, dentre eles o nosso Nobre Irmão Pedro Nolasco - Loja Castro Alves - Oriente de Salvador -Ba, prestigiado pelo Presidente da Assembleia Estadual Maçônica Ir.´. Ocimar Torres.
.

sexta-feira, 19 de março de 2010

O Dever de Fraternidade


.



O movimento da terra ao redor do Sol ocasiona, amanhã, dia 20, o fenômeno do equinócio,  de grande significado simbólico para a Maçonaria e também para as demais escolas iniciáticas. É quando o Sol, aparentemente, transpõe a linha do equador e se dirige, neste caso, para o outro hemisfério, levando a primavera, para o norte do planeta, e devendo trazê-la de volta, para os lados do Sul, no mês de setembro..
O homem moderno, desligado dos temas que não são de interesse imediato, esquece de que vivemos  todos dentro de um sistema planetário com suas leis, seus ciclos garantidores da harmonia e da beleza intrínsecas em fatos com que nos deparamos diariamente. Um desses é a viagem do Sol, que desequilibra sempre a duração dos dias e das noites, mas que, duas vezes ao ano, o põe em lugar de perfeito equilíbrio..
Em tempo não muito longínquo, o ano maçônico começava, no Grande Oriente do Brasil, no dia 21 de março, quando o Sol ingressando no primeiro signo do Zodíaco – Aires – inicia um novo ciclo a partir do equinócio. Em algumas partes do mundo ainda se adota o calendário cujo primeiro dia do ano é justamente o 21 de março..
Se bem observada, a geométria celeste envia periodicamente à Humanidade certas mensagens, em forma de símbolos que são usados pela Maçonaria em sua faina de aperfeiçoamento do ser humano e de busca constante da verdade- vejam-se os exemplos da esquadria e da igualdade, este em matéria de duração do dia e da noite, ocorrências associadas à passagem do equinócio..
As lições que os maçons recolhem dos sinais celestes são sempre indicação da reta conduta nas relações humanas, que devem ser orientada pela virtude da tolerância; na justa valorização dos opostos, seja com referência à orígem, raça, crença, orientação política e em outros aspectos das diferenças entre os seres humanos. Enfim, esses sinais sugerem que vem de muito longe a imposição da fraternidade entre as criaturas do Grande Arquiteto do Universo, princípio tão defendido pela Maçonaria Universal..
E é em nome desse princípio que devemos celebrar a passagem do equinócio não só como fenômeno astronômico, mas também como aviso fugaz e poderoso de que o céu está atento ao comportamento dos homens, especialmente de nós, maçons, que temos a missão grandiosa de tornar feliz a humanidade.
.
19.03.2010.
.
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral




quarta-feira, 17 de março de 2010

MULHERES NA MAÇONARIA

Foto divulgação (net)
Em inícios de 1994, o falecimento da Doutora Marie-Andrée LAGROUA WEILL-HALLÉ passou relativamente inadvertida. Porém, o papel determinante que teve esta mulher na criação do Planejamento Familiar na França deveria ter sido, pelo menos para alguns, e numa época tão afeta às comemorações, uma boa ocasião para evocar as grandes linhas de seu ativismo ininterrompido. Se não foi assim, é porque em 1967, depois de dez anos de ativismo militante, esta médica de hospital percebeu que tinha servido a uma causa que não era a dela. Podia não tê-lo mostrado, o que lhe teria valido honras públicas, prestígio e cargos relevantes (sem dúvida teria podido ocupar o Ministério da Saúde no lugar e a função de sua quase homônima Simone Veil, e seus livros de êxito lhe teriam aberto as portas da Académie Française (Academia Francesa), antes que à feminista Marguerite Yourcenar); podia inclusive ter-se afastado sem dizer uma palavra, o que lhe teria valido um cargo honorífico e gratificante como a presidência da Cruz-Vermelha, que, em algum momento, teve que ocupar Georgina Dufoix, ou inclusive, a presidência da França ou a embaixada francesa na UNESCO como Gisèle Halimi. Mas não foi assim; quando esta médica tomou consciência, um pouco tarde, que seus ideais tinham sido distorcidos pela ideologia da I.P.P.F., pelos fundamentos racistas, eugenistas e libertários, reagiu e decidiu denunciar as manipulações, como aconteceu com Benard Nathanson, o promotor do aborto nos Estados Unidos, no dia em que percebeu que ter tomado partido pela causa da "mulher", o transformava no assassino da criança, seu segundo paciente.

terça-feira, 16 de março de 2010

CANYON DA BARRAGEM DE XINGÓ


A Loja Castro Alves está montando um pacote de viagem ao Estado de Sergipe com uma agência de turismo ao Canyon da Barragem de Xingó.  Será um grande prazer tê-los nesta viagem maravilhosa. Apreciem as fotos do local.
*Fotos divulgação.

segunda-feira, 15 de março de 2010

A Mulher na Maçonaria

Prezados Irmãos:
Em sessão na Loja realizada nesta última sexta-feira (12/03), foi concedida a palavra ao Irmão visitante do Oriente da França. Entre alguns dos seus comentários, ele ressaltou o recente movimento das mulheres francesas, que recorreu à justiça comum pelos seus direitos constitucionais de ingressarem na Maçonaria.
Posteriormente, alguns irmãos se manifestaram sobre a participação feminina na maçonaria, mas devido ao tempo decorrido na sessão – que já estava avançado - somente agora expresso através deste pequeno texto alguns detalhes pertinentes sobre o histórico das mulheres francesas na Maçonaria.
Na França do século XVIII, muitas mulheres já queriam ingressar na Maçonaria. Assim como na época atual, muitos maçons foram contrários a tal desejo e conforme o livro de Jean Palou, “A Franco-Maçonaria Simbólica e Iniciática”, rumores circularam de que Anderson teria feito desaparecer textos que mencionavam a presença feminina na Maçonaria. Ainda assim, tudo isto não impediu que o nascimento da Maçonaria chamada de “Lojas de Adoção” – uma loja de mulheres anexada a uma de homens – acontecesse ainda no século XVIII.
Os rituais eram diferentes, inspirados em passagens bíblicas, no Paraíso, Eva e a serpente, na Arca de Noé, etc. Tudo fantasia, e em 1815, todas as Lojas de Adoção no Oriente da França estavam adormecidas. Contudo, em 1907, uma loja pertencente à Grande Loja da França, denominada “Jerusalém Escocesa”, solicitou a criação de uma Loja de Adoção. Após muitas discussões, quatro Lojas de Adoção passaram a funcionar sob a jurisdição da Grande Loja da França.
Na França da década de 40, durante a ocupação Nazista, a Maçonaria foi muito perseguida, e muitos dos seus membros foram presos e executados. Mas, em 1944, as lojas francesas retomaram suas atividades e a Grande Loja da França reaproximou-se da Grande Loja da Inglaterra.
Em 1945, a Grande Loja da França prescreveu as Lojas de Adoção. Todavia, em 1953-4, as francesas reuniram-se em uma convenção realizada pela União Maçónica Feminina da França e assumiram o título de Grande Loja Feminina da França, passando a adotar o rito escocês antigo e aceito. Pelo histórico, parece-me que na França as mulheres devem ter recorrido à justiça comum pelo direito de continuarem maçons.
Segue no exemplo abaixo a composição de uma Loja de Adoção francesa no ano de 1778, Oriente de Paris.
• Loja La Candeur:
o Venerável Mestra
 Duas Supervisoras
 Secretária
 Tesoureira
 Mestra de Cerimônias
• Quadro da Loja:
o Condessa Despinchar, Mestra
o Condessa Charlote, Mestra Perfeita
o Condessa de Trívières, Mestra
o Marquesa de Brihout, Sublime Escocesa
o Condessa de Proslin, Companheira
o Condessa de Bethissy – Mestra
o Condessa Derlak, Companheira
o Condessa Rochechouart, Companheira
o Marquesa de Bouzls, Aprendiz
o Vicondessa de Cheiseuz-Meuse, Aprendiz
o Marquesa de Saint-Clair, Aprendiz

Pelo Ir. Nelman Souza.