sábado, 21 de agosto de 2010

COMEMORAÇÂO DIA DO MAÇOM

A união das forças Maçonicas (GLEBA E GOB) representadas pelas Lojas: UNIÃO E SABEDORIA - LUZ, VIDA E AMOR E ACÁCIA LITORÂNIA realizaram na noite de 20.08.2010 no Oriente de Lauro de Freitas-BA, uma grande festa comemorativa ao dia do Maçom. Durante a solenidade o Eminente Grão Mestre (GOB) Humberto Lopes Cedraz falou sobre a importância da união entre as correntes  no Estado da Bahia e  disse: " que seja exemplo para todo o país". Aproveitou a oportunidade para convidar a todos para o grande Congresso da Moçonaria dias 03,04 e 05 que será realizado na cidade de Vitoria da Conquista - BA.
Eminente Grão Mestre: Humberto Cedraz


Os Irmãos, Claudinei, Lessa, Meira, Eraldo,Luciano,Ricardo e Petrônio, representaram a Loja Castro Alves no Grande Evento.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dia do Maçom

Amanhã, dia 20 de agosto, quando se comemora o "Dia do Maçom", o Senado prestará uma homenagem a esta Ordem Iniciática, que realiza inúmeras obras sociais, assistenciais e filantrópicas por todo o país.
.
A sessão em homenagem à Maçonaria Brasileira acontecerá por conta da aprovação daquela Casa, de um requerimento que foi apresentado pelo 'senador-maçom' de Roraima, Irmão Mozarildo Cavalcanti, filiado ao PTB. Atualmente.
.
No Recife (PE), o Grande Oriente de Pernambuco (GOPE) também irá comemorar a data com uma sessão solene pública, na sua sede regional, localizada na Avenida Sul, 1.800, no bairro dos Afogados – Recife (PE).
.
Em razão do Dia do Maçom, haverá expediente na sede do Poder Central do Grande Oriente do Brasil.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Loja e o Aprendiz

Uma das maiores responsabilidades de um Venerável-Mestre é a de cuidar amorosamente do aperfeiçoamento maçônico dos aprendizes de sua Loja. É um dever indeclinável do líder de uma oficina simbólica preparar os novos mestres maçons que os atuais aprendizes serão no futuro.
.
O estudo árduo exigido nas colunas, desde a perfeita compreensão e da prática cotidiana da fraternidade humana, passando pela exaltação do trabalho produtivo, pela correta assimilação dos rudimentos do esoterismo, até a vivência dos grandes mistérios - os mistérios da vida e da morte - é a trajetória do Aprendiz Maçom, orientados pela sabedoria do Venerável-Mestre e seus colaboradores.
.
A Maçonaria existe para o serviço à humanidade e sua preocupação básica é torná-la feliz, missão que seus iniciados assumem para toda a vida, e que lhes é outorgada a partir dos rituais da Ordem. A preparação de servidores da Pátria e da humanidade está presente em todos os momentos na consciência dos Veneráveis, que os recebem na maçonaria. E o próprio futuro da Instituição tem relação com os jovens obreiros de hoje, destinados a substituírem os antigos mestres.
.
Da boa orientação aos neófitos na lide permanente para o aprimoramento do caráter e a formação do homem maçom, de alta moralidade, de capacidade cívica insuperável e de inexcedível generosidade para com o próximo, da orientação que aos neófitos for facultada depende, nos dias vindouros, a boa posição que a Maçonaria tem desfrutado perante a sociedade.
.
No rol de sessões que são praticadas pelo GOB, estão aquelas destinadas especificamente para os