quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Senador Mozarildo Cavalcanti

Na sexta-feira, 20 de agosto, o Senado realizou Sessão Especial em homenagem à maçonaria brasileira e ao Dia do Maçom. O requerimento solicitado, fora realizado pelo senador Mozarildo Cavalcanti que abriu a Sessão.
.
A origem da maçonaria data de 1717, quando pedreiros ingleses se organizaram, no intuito de guardarem em segredo a forma de construções góticas que tomava conta da Inglaterra. No Brasil, segundo o parlamentar por Roraima, que é maçom, existem cerca de cinco mil lojas maçônicas que se dedicam à realização de obras sociais e filantrópicas.
.
Ainda de acordo com Senador, Irmão Mozarildo, o dia 20 de agosto foi escolhido como data comemorativa do Dia do Maçom porque em 1822, as Lojas "Comércio e Artes", "União e Tranqüilidade" e "Esperança de Niterói", em sessão conjunta, teriam proclamado a Independência do Brasil. A data, por conseguinte, seria das mais significativas.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Câmara homenageia a maçonaria em sessão especial

“A maçonaria há de resistir aos séculos, pois nobres intentos não morrem. Ela restaura os direitos humanos, que acabarão com a tirania”. Retirado o rebuscamento do seu texto, é isso que o Hino dos Maçons proclama, em duas de suas passagens, executadas na noite de quinta-feira (19) na sessão especial em homenagem ao Dia Municipal dos Maçons, requerida pelo vereador Alfredo Mangueira (PMDB), e realizada no Centro de Cultura da Câmara. Foi em torno dessas idéias de resistência e de luta por uma sociedade melhor que representantes da maçonaria pautaram os seus discursos, diante da platéia de maçons que acompanhou a sessão. “Sabemos que os maçons são preparados para lutar pelos bons costumes, pela fraternidade e pela tolerância, respeitando a liberdade de consciência dos homens, o que os leva ao desapego das coisas materiais e passageiras para a busca da paz espiritual”, disse Alfredo Mangueira.

O desejo e empenho da instituição para “introduzir uma nova ordem, mais justa”, foram destacados por João Batista Paim, presidente do Clube de Engenharia da Bahia e representante do grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia. “Temos o direito de exigir um novo paradigma social. Podemos contribuir através da nossa voz, cultura e intelectualidade”, declarou.
O Dia Municipal dos Maçons, comemorado em 20 de agosto, foi instituído por projeto de lei de autoria do vereador Alfredo Mangueira, aprovado em 2006.

História

A preservação da instituição e do compromisso firmado pelos próprios maçons foi o principal aspecto