quarta-feira, 20 de outubro de 2010

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CONSCIÊNCIA

Na próxima sexta-feira (22) e sábado (23) acontece em Salvador o I Simpósio Internacional sobre Consciência: “A Consciência não dista”. O evento será promovido pela Fundação Ocidente 7º CDE - Organização Científica de Estudos Materiais, Naturais e Espirituais. O encontro visa favorecer o despertamento, construção e expansão da consciência do ser humano. Entre os palestrantes, está Maribel Barreto, pós-doutora em educação, transdisciplinaridade e consciência (UCB), pós-doutora em educação e criatividade e autora dos livros “O papel da consciência em face dos desafios atuais da educação”, “Teoria e prática de uma educação integral” e “Ensaios sobre Criatividade". Mais informações através do e-mal: contato@simposioconsciencia.com.br.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Segundo Turno

Em nosso País, estamos chegando ao fim de vitoriosa campanha eleitoral com desfecho marcado para os próximos dias. Com cerca de 130 milhões de eleitores, mas provida dos mais modernos instrumentos de apuração, a Justiça Eleitoral, outra instituição que nos coloca entre as democracias avançadas do mundo, tem demonstrado capacidade rara de realizar apuração de votos com rapidez e confiabilidade.
.
Abstraindo as alegrias e as tristezas decorrentes do resultado do pleito, como é de esperar em qualquer parte, assalta-nos, a quem de nós tenha qualquer responsabilidade social, a sensação de bem estar pelo dever cumprido, significativa realização política, a despeito de todos os esforços minoritários e subalternos para desqualificar a prática democrática brasileira.
.
Certamente não tem passado despercebidas aos olhos do eleitor certas tendências derrotistas, partidas, presumivelmente, de setores insatisfeitos com o estado de tranquilidade, confiança e feliz expectativa no futuro do País que domina, em geral, o humor da nossa gente. O avanço registrado com o advento da Lei da Ficha Limpa tem sido usado, negativamente, contra nossas instituições por insatisfeitos com os procedimentos judiciais.
.
A um bom observador talvez não escape que o instante depressivo em que mergulharam os países