sábado, 18 de dezembro de 2010

Feliz Natal

A diretoria da Loja Castro Alves, deseja a todos os irmaõs, cunhadas, sobrinhos (as) e familiares um Feliz Natal e um Ano Novo de realizações e alegrias.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Conheça o Palácio Maçônico Jair Assis Ribeiro

Com a transferência do GOB do Rio de Janeiro para Brasília em Junho de 1978, a Administração da Ordem foi alojada no prédio existente no terreno, denominado GOBINHO.
.
Desde então, sentiu-se a necessidade de se construir uma Sede à altura da importância da Ordem. O Início das Obras do Palácio Maçônico Jair Assis Ribeiro foi em 01/01/1985; o término das obras foi em 30/11/1992 e a Inauguração festiva aconteceu em 04/12/1992.
.
Foram as seguintes personalidades responsáveis pela realização deste sonho:
- Grão Mestre: Sob:. Ir:. Jair Assis Ribeiro
- Diretor Técnico: Eng Eduardo de Assis Ribeiro
- Responsável Técnico: Eng. Ir:. Francisco de Assis Teixeira
- Proj Estrutural: Eng. Ir:. José Pereira de Sena Junior
- Proj Arquitetônico: Arq. Carlos Alberto R. Borges
- Pres. Da Comissão de Obras: Ir:. Hercílio dos Santos
- Construtora: Arco Verde Construção e Comércio Ltda
.
Características do Edifício:
- Forma: Triangular eqüilátera com base sobre 3 torres.
- Vão Livre: 36 m (maior vão livre em construção de Estrutura Metálica de Brasília)
- Treliças: 36 m e 7 ton
- Aciaria: Doada pela USIMINAS com 343 ton
- Templo Nobre: 7 m abaixo do nível da Av W5 com capacidade para 630 lugares
- Espelho D’água: 2.700 m2
-  Área construída: 7.800 m2
.
Pela Lei nº 106, de 30/09/2009, o o Edifício Sede do Poder Central passa a denominar-se “Palácio Maçônico Jair Assis Ribeiro”
.
Clique na imagem para assistir o vídeo Institucional do Grande Oriente do Brasil:
.

domingo, 12 de dezembro de 2010

O Perigo da Palavra

Está reconhecido no mundo inteiro que o Maçom é um homem de responsabilidade, assumindo o compromisso por todas as ações que pratica especialmente aquelas que podem afetar a vida de pessoas outras. Tem sido assim em todos os tempos em que a Ordem, constituída de verdadeiros iniciados, trabalha pelo aperfeiçoamento moral e social da humanidade.
.
Vejam-se os exemplos dos maçons brasileiros na liderança na implantação da Independência, da Abolição e da Republica e na manutenção e garantia de mudanças tão radicais, colocados sempre entre os primeiros dos governos que daí resultou. Também os maçons fundadores dos Estados Unidos conservaram-se anos a fio na direção da nova Republica embora enfrentando os perigos e sacrifícios relatados pela história.
.
Na parte Da Maçonaria e seus Princípios, a Constituição do Grande Oriente do Brasil, defende “a plena liberdade de expressão do pensamento,como direito fundamental do ser humano, observada a correlata responsabilidade.” Nenhum ser humano pode se considerar, portanto, isento de responsabilidade pelas palavras que possa dizer em momentos de imprudência verbal.
.