segunda-feira, 1 de março de 2010

Rumo às Lojas

A Loja Simbólica é a matriz da Maçonaria. Só na Loja se fazem maçons e na Loja se nutrem os aprendizes até se tornarem companheiros e prosseguirem, impávidos, em busca da origem da vida. Na Loja forjam-se os mestres da Ordem e os dirigentes da Fraternidade.
O valor de uma loja mede-se pela união de seus obreiros, pela obediência, nos termos da lei, à hierarquia que preside os destinos da Maçonaria, pela fidelidade aos princípios usos e costumes tradicionais de Sublime Instituição.
As justas decisões adotadas pela Loja são sempre inspiradas pela sabedoria de sua liderança e levadas a cabo pela força de seu Quadro e pela harmonia que impregnará de beleza todas as obras que venha a levantar.
No trabalho que se exercita nas Lojas aprende-se a praticar a igualdade entre os Irmãos, sem considerações à posição social, financeira ou política no mundo profano. Sem esbarrar nas diferenças de raça de crença ou de nacionalidade, que tanto maculam as relações humanas fora da Ordem.
A fraternidade humana e a solidariedade aos desamparados, grandes bandeiras da Maçonaria, desde que isentas de vaidade e de exibicionismo, são mandamentos da Maçonaria, cobrados dentro das lojas como ensinamentos aos Obreiros.
A liberdade de expor seus pensamentos e de defender seus pontos de vista sem que por isso seja discriminado ou combatido é outra característica do cotidiano das Lojas. Nelas convivem em harmonia o fiel de todas as religiões, o adepto de qualquer tendência política e mensageiros das novas idéias que percorrem o mundo.
Nas Lojas maçônicas forjam-se os cidadãos prestantes que, a serviço a Pátria e do Bem, dedicam-se valorosamente ao progresso da nação e ao bem do povo, pugnando sempre pela verdade e reparando os erros cometidos. Eis o verdadeiro Maçom!
É dever dos Maçons apoiar, sustentar e valorizar as Lojas do Grande Oriente do Brasil, pois somente através das suas sábias decisões chegaremos, incorporados à Maçonaria Universal, ao desiderato tão almejado de tornar feliz a humanidade.
Brasília, 26.02.2010.

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral