sexta-feira, 19 de março de 2010

O Dever de Fraternidade


.



O movimento da terra ao redor do Sol ocasiona, amanhã, dia 20, o fenômeno do equinócio,  de grande significado simbólico para a Maçonaria e também para as demais escolas iniciáticas. É quando o Sol, aparentemente, transpõe a linha do equador e se dirige, neste caso, para o outro hemisfério, levando a primavera, para o norte do planeta, e devendo trazê-la de volta, para os lados do Sul, no mês de setembro..
O homem moderno, desligado dos temas que não são de interesse imediato, esquece de que vivemos  todos dentro de um sistema planetário com suas leis, seus ciclos garantidores da harmonia e da beleza intrínsecas em fatos com que nos deparamos diariamente. Um desses é a viagem do Sol, que desequilibra sempre a duração dos dias e das noites, mas que, duas vezes ao ano, o põe em lugar de perfeito equilíbrio..
Em tempo não muito longínquo, o ano maçônico começava, no Grande Oriente do Brasil, no dia 21 de março, quando o Sol ingressando no primeiro signo do Zodíaco – Aires – inicia um novo ciclo a partir do equinócio. Em algumas partes do mundo ainda se adota o calendário cujo primeiro dia do ano é justamente o 21 de março..
Se bem observada, a geométria celeste envia periodicamente à Humanidade certas mensagens, em forma de símbolos que são usados pela Maçonaria em sua faina de aperfeiçoamento do ser humano e de busca constante da verdade- vejam-se os exemplos da esquadria e da igualdade, este em matéria de duração do dia e da noite, ocorrências associadas à passagem do equinócio..
As lições que os maçons recolhem dos sinais celestes são sempre indicação da reta conduta nas relações humanas, que devem ser orientada pela virtude da tolerância; na justa valorização dos opostos, seja com referência à orígem, raça, crença, orientação política e em outros aspectos das diferenças entre os seres humanos. Enfim, esses sinais sugerem que vem de muito longe a imposição da fraternidade entre as criaturas do Grande Arquiteto do Universo, princípio tão defendido pela Maçonaria Universal..
E é em nome desse princípio que devemos celebrar a passagem do equinócio não só como fenômeno astronômico, mas também como aviso fugaz e poderoso de que o céu está atento ao comportamento dos homens, especialmente de nós, maçons, que temos a missão grandiosa de tornar feliz a humanidade.
.
19.03.2010.
.
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral




Nenhum comentário:

Postar um comentário