quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Instrução do Grau

A presente instrução, intitulada a primeira lição na pedra bruta, traz aos neófitos esclarecimentos antes impossíveis de serem ensinados e talvez compreendidos. A forma como foi feita a iniciação, sua importância, seus objetivos, bem como os símbolos, atos e rituais maçônicos, são gradativamente inseridos em nossas vidas. A aceitação na Ordem ou Família Maçônica torna-se o primeiro estímulo e possibilidade de nos tornarmos homens melhores, ou seja, legítimos Maçons. O engrandecimento pessoal, moral e certamente intelectual de todos nós, cresce à medida que incorporamos às nossas vidas o comportamento ensinado pela filosofia maçônica.


Nas três viagens da iniciação, realizadas em pleno estado temporário de cegueira que nos leva à reflexão dos nossos atos, e também sob influências simbólicas de elementos da natureza, a cada obstáculo ultrapassado o Ap.´. M.´. vem afirmar a sua vontade de conhecer, ser fiel e preservar os AAug.´. MM.´. da Ordem Maçônica. Declarar a crença em Deus, o S.´. A.´. D.´. U.´., ser livre e de boa reputação são condições essenciais para o ingresso na Ordem e consequente ascensão aos níveis superiores de conhecimento, onde os segredos são desvendados a cada elevação de cargo. 


Ao ser purificado pela água, pelo fogo e ao fazermos o nosso compromisso sobre o Esq.´. e o L.´. da L.´., aceitamos a forma justa e perfeita que foi criado o mundo e enfim nos é concedida a verdadeira luz. 
Finalmente ao sermos aceitos na família Maçônica Universal, imediatamente somos convidados a rever nossos conceitos. Neste momento que nos colocamos aptos a aceitar e preservar os princípios da maçonaria como o seu passado, a sua amplitude universal sem diferenças de raça ou credo e a sua perpetuação na humanidade. O afastamento das ações submissas que retardam o crescimento da humanidade, e a purificação dos nossos corações para o bem, são ações cotidianas que convergem o homem para mais próximo de Deus.

A.´. R.´. L.´. S.´. Castro Alves, n˚ 1704
Loja Praticante do Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos
Ap.´. M.´. Dilton Alves Dória




Nenhum comentário:

Postar um comentário