segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Loja e o Aprendiz

Uma das maiores responsabilidades de um Venerável-Mestre é a de cuidar amorosamente do aperfeiçoamento maçônico dos aprendizes de sua Loja. É um dever indeclinável do líder de uma oficina simbólica preparar os novos mestres maçons que os atuais aprendizes serão no futuro.
.
O estudo árduo exigido nas colunas, desde a perfeita compreensão e da prática cotidiana da fraternidade humana, passando pela exaltação do trabalho produtivo, pela correta assimilação dos rudimentos do esoterismo, até a vivência dos grandes mistérios - os mistérios da vida e da morte - é a trajetória do Aprendiz Maçom, orientados pela sabedoria do Venerável-Mestre e seus colaboradores.
.
A Maçonaria existe para o serviço à humanidade e sua preocupação básica é torná-la feliz, missão que seus iniciados assumem para toda a vida, e que lhes é outorgada a partir dos rituais da Ordem. A preparação de servidores da Pátria e da humanidade está presente em todos os momentos na consciência dos Veneráveis, que os recebem na maçonaria. E o próprio futuro da Instituição tem relação com os jovens obreiros de hoje, destinados a substituírem os antigos mestres.
.
Da boa orientação aos neófitos na lide permanente para o aprimoramento do caráter e a formação do homem maçom, de alta moralidade, de capacidade cívica insuperável e de inexcedível generosidade para com o próximo, da orientação que aos neófitos for facultada depende, nos dias vindouros, a boa posição que a Maçonaria tem desfrutado perante a sociedade.
.
No rol de sessões que são praticadas pelo GOB, estão aquelas destinadas especificamente para os aprendizes - maçons; essas sessões devem ser realizadas com maior esmero, cada item da agenda voltado para os aprendizes – os iniciados do 1º grau - e cada mestre com a atenção focalizada no progresso do aprendiz, dentro do seu grau, evitando-se perda de tempo e de energia em assuntos estranhos à carreira maçônica do Irmão.
.
O progresso e o crescente prestígio da Sublime Ordem repousa na atenta e profunda observação do Irmão Aprendiz e sua aptidão para a prática do bem, conforme a  doutrina iniciática, o que, em ultima análise está nas mãos dos Veneráveis - Mestres das lojas maçônicas.
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário