segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CIRCULAÇÃO EM LOJA

A circulação em Loja aberta é feita com passos naturais e sem o Sinal de Ordem e sem o Sinal de Obediência (muitos maçons de nosso rito acham que tem de andar com o Sinal de Obediência, o que não procede). Trata-se de uma prática que impõem ordem e disciplina aos trabalhos.

Para circular em Loja, há 4 regras essenciais que devem ser adotadas em todos os graus simbólicos, ressalvados os procedimentos próprios:

1- No Ocidente, caminha-se sempre virando à direita (dextrógiro), contornando-se a Loja, ou seja, o lado direito do corpo deve sempre estar voltado para a parte interna da Loja. Exceto entrada ritualística quando os VVig.´. entram paralelamente no Templo. Um giro completo seria: passar ao lado do 1º Vigilante, ir até as escadas do Oriente, passar em frente ao 2º Vigilante, passar ao lado do 1º Vigilante, sem formar esquadrias nas conversões. No Oriente, se mantém o dextrógiro, contornando o Altar dos Juramentos, salvo expressa cominação do ritual.

2 - Saudar o Venerável Mestre antes de subir os degraus para entrar e antes de sair do Oriente e ao cruzar da coluna do norte para a coluna do sul, junto à balaustrada, de frente para o Venerável Mestre.

Quando o Irmão entrar ou sair do Oriente faz a saudação (para entrar faz-se o sinal em baixo antes de começar a subir os degraus e para sair no alinhamento da balaustrada, de frente para o Venerável) quando não estiver com nenhum instrumento de trabalho nas mãos; se estiver carregando algum objeto saúda o Venerável com uma respeitosa inflexão da cabeça. Portanto não faz o sinal de saudação ao cruzar o sul para o norte próximo as colunas, nem no oriente quando passa do lado esquerdo para o direito.

3 - O Mestre de Cerimônias, portando bastão, sempre acompanha, à direita e um pouco à frente, os Irmãos que fora de funções específicas previstas nos rituais, eventualmente se deslocam em Loja.

O M.´. de CCer.´. portará bastão: 1) durante os Cortejos de entrada e saída do Templo; 2) quando acompanhar Ir.´., no decorrer da sessão; 3) nos Pálios de abertura e de fechamento do Livro da Lei.

4 - Não há deslocamento com o Sinal de Ordem ou Sinal de Obediência, salvo se expressamente previsto no ritual; não há sinal com as mãos ocupadas, ou sentado, ou andando (para um sinal, salvo disposições expressas dos rituais, exigem-se mãos livres, Obreiro em pé e parado, as três condições reunidas).

Os Oficiais devem se deslocar com passos vivos,decididos, demonstrando que conhecem o trabalho. Todo Ir.´. que estiver circulando carregando algum objeto ou instrumento, fará saudação, com respeitosa inflexão de cabeça.

O deslocamento em sentido dextrógiro ou solar está ligado a crença de as ações realizadas com a direita são benéficas e as com a esquerda são maléficas. No sistema solar o movimento é sinistrocêntrico, ou seja, os planetas giram com o sol a esquerda, tendo em vista que o Templo Maçônico representa o universo e os oficiais os planetas, deveria ser adotado esta forma de movimento, não sendo por ele estar associado as ações malignas. Outra questão interessante é porque nunca se desloca em diagonal, sempre se esquadrinhando? A razão é que em princípios da década de 1730 o Painel da Loja era desenhado ou em forma de tapete como o espaço era pequeno forçosamente tinha que se andar esquadrinhando, ou seja, quando muda o sentido do deslocamento faz-se em ângulo de 90 graus.

Salvador 18 de setembro de 2009,

Marco Aurélio Paul Cruz

2º Vig.´. da Loja Castro Alves

Fontes:

Ritual do Rito Brasileiro para o Grau de Aprendiz

Manual de Dinâmica Ritualística do Rito Brasileiro

A Simbologia Maçônica – Jules Boucher

O Ofício do Maçom – Barb Karg e John K. Young

Um comentário:

  1. VOCêS DEVERIAM CRIAR TAMBÉM UMA ÁREA RESTRITA, CONTENDO TRABALHOS, PRINCIPALMENTE PARA O GR.'. DE APR.'., O QUE NESSE MOMENTO SE TORNA FUNDAMENTAL NESSE MOMENTO, PROPICIANDO O DESBASTAMENTO DA P.'.BR.'..

    Tr.'.Fr.'.Abr.'.

    ResponderExcluir