sábado, 24 de outubro de 2009

Palavra do Grão-Mestre Geral

O caráter iniciático da Maçonaria está expresso no artigo 1º da Constituição do Grande Oriente do Brasil, ao lado de outras características que delineiam o retrato da Sublime Ordem em traços inconfundíveis.

Grande parte do mistério maçônico, essa enorme força de atração que exercemos sobre o homem profano mais iluminado intimamente, provêm juntamente da alta qualificação atribuída a essa característica especial da Iniciação.

É evidente que não se trata de um segredo, mas há um terreno de difusa compreensão, quando ao definir-se o termo ultrapassa-se o enunciado preliminar que manda “caminhar para dentro”.

A noção do fato iniciático encerra um tanto de espiritualidade, outro termo que figura em rituais e que exige especial atenção e proficiência para entendê-lo corretamente.

A redação dos rituais não aborda o assunto; antes, delega sempre ao estudioso o entendimento da expressão. É o estilo de aprendizagem a que se submete o maçom em seus esforçados estudos à procura interminável da verdade.

Ambos os termos são muitas vezes evitados, mas a presença de ambos é coisa recorrente, à espera de conceitos maçônicos claramente definidos. E mais ainda quando se trata de maçonaria simbólica, que, aliás, como se sabe, é a única base de reconhecimento dos maçons do Grande Oriente do Brasil perante a Maçonaria mundial.

23.10.2009

Marcos José da Silva

Grão-Mestre Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário