domingo, 10 de outubro de 2010

Roteiro Seguro

Grão-Mestre Geral
Justa homenagem estão a merecer os Eminentes Irmãos Grão-Mestres Estaduais do Grande Oriente do Brasil, que compareceram à reunião do último dia 6, realizada por iniciativa do Grão-Mestre Geral, em dependências do Palácio Maçônico Jair Assis Ribeiro, no Distrito Federal. Duas questões principais estavam no foco dos debates, ambas objeto de sérias preocupações nos meios maçônicos, seja entre os mestres da Ordem em geral, seja no ambiente de irmãos que carregam, por força de seus cargos, maior grau de responsabilidade. Eram elas: 1) acusações infundadas registradas na mídia profana contra a honorabilidade da Ordem e do Grão-Mestre Geral; 2) o episódio montado no Distrito Federal por irmãos imprudentes, visando a atingir a integridade da Instituição em sua amplitude nacional e histórica, e a de eminentes dignitários.
.
É claro que grandes crises ameaçam hoje a vida política, econômica e social do mundo inteiro e das nações que o compõem. Os choques fundamentalistas abalam as civilizações do globo e os corações e mentes das populações são pressionados a engrossarem as turbas que se defrontam na guerra ideológica. Mas, assim mesmo, tais vicissitudes não são justificativas para que o comportamento dos maçons se deturpe, a ponto de, a exemplo do mundo profano, vir a atacar a própria base do simbolismo iniciático, especialmente quando para isso lançam mão de infâmias de calúnias.
.
Em menos de vinte dias, duas importantes reuniões do GOB foram suficientes para o esclarecimento cabal e pleno repúdio às frustradas tentativas de desestruturação da maior entidade maçônica do mundo latino, presença preponderante na nossa História, regaço onde se alimentaram grandes iniciados brasileiros e orgulho dos maçons do nosso País.
.
Que cada Maçom, individualmente, possa avaliar o que a Maçonaria representa, ou representou, para seu aperfeiçoamento humano, para a sua evolução espiritual e para sua integração consciente no mundo em transformação.

.
Estamos certos de que, superada esta fase de manifestações levianas e improcedentes, de planos destrutivos fracassados e de testes de vida ultrapassados, a barca da Arte Real continuará em segurança, a singrar calmos oceanos, levando a mensagem de Liberdade, Igualdade e Fraternidade a todos os rincões do mundo.

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

.
8/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário